A Festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, teve início no dia 19 de janeiro e se estenderá até o outro domingo, dia 2 de fevereiro. Em duas semanas de festejos, a cidade será abraçada por uma programação gratuita e para todos os gostos, entre a religiosidade e a farra. O ápice da festa será a tradicional Lavagem da Purificação, marcada para o dia 26 de janeiro, com seus cortejos e charangas.
O Sagrado
E “quem não rezou a novena de Dona Canô” terá a oportunidade de sentir de perto as bênçãos de Nossa Senhora, na Basílica de Nossa Senhora da Purificação, onde se concentra a parte sagrada da festa. A Igreja Matriz da Purificação fica a cerca de cem metros da casa onde a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia morava. Quando viva, Dona Canô encabeçava a organização.
A Missa de Oferta de Flores, ocorrida no último domingo (19), marcou o começo das festividades, com os devotos trazendo flores para adornar a Casa de Nossa Senhora.
Nesta quinta-feira (23), bimbalharam os sinos da igreja matriz, com espoucar dos fogos do bando anunciador na alvorada. Está, portanto, oficialmente aberto o Novenário de Nossa Senhora da Purificação, que vai desta quinta-feira (23) até 1º de fevereiro, sempre às 20h (exceto no domingo, dia 26, quando, devido à Lavagem da Purificação, a novena não será realizada).
As celebrações do Dia da Purificação, no dia 2 de fevereiro, serão bordadas por uma programação que dura da madrugada, a partir das quatro da manhã, ao cair da tarde, com espoucar de fogos, missas e um cortejo processional, às 17 horas, com a imagem de Nossa Senhora, a Rainha do Recôncavo Baiano. Veja a programação completa.
O profano
Entre as principais atrações confirmadas, estão artistas – baianos ou não – de renome nacional, como BaianaSystem, Péricles, Padre Fábio de Melo, Jorge Vercillo, Psirico, Timbalada, Edson Gomes, Tony Salles, É o Tchan, Jau, Illy e Sambaiana. Santamarenses também abrilhantam a programação: Samba Chula João do Boi, Samba Chula de São Braz e Samba de Nicinha são apenas alguns deles. Abaixo, por horário.