Em seu discurso de posse, nesta segunda-feira (20), Donald Trump anunciou mudanças que afetam diretamente políticas de diversidade e gênero nos Estados Unidos. O republicano afirmou que sua administração reconhecerá apenas dois gêneros, masculino e feminino, em políticas governamentais e documentos oficiais.
“Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino”, disse Trump, que também prometeu extinguir programas de diversidade e “deter a loucura transgênero”. Segundo o site POLITICO, uma ordem executiva será emitida instruindo agências federais, como o Departamento de Estado e o Departamento de Segurança Interna, a removerem opções de gênero como “não-binário” em passaportes e vistos.
Grupos que defendem direitos trans reagiram com preocupação. O Advocates for Trans Equality declarou: “Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade. Dar apoio será mais importante do que nunca”.
As declarações seguem promessas feitas em dezembro por Trump, durante a conferência AmericaFest, de “manter os homens fora dos esportes femininos” e frear políticas que, segundo ele, promovem a inclusão de pessoas trans. As mudanças anunciadas geram preocupações sobre possíveis retrocessos nos direitos LGBTQIA+ no país.
Leita também:
Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20)
Lula cumprimenta Donald Trump pela posse como presidente dos EUA