Notas


17 Set 2019

Prefeitura de Salvador inicia revitalização do Complexo de Irmã Dulce para cerimônia de canonização

Prefeitura de Salvador inicia revitalização do Complexo de Irmã Dulce para cerimônia de canonização Espaço de fé e religiosidade, que ajuda a contar um pouco da trajetória do Anjo Bom da Bahia, o Complexo Turístico Religioso de Irmã Dulce começou a ser requalificado pela Prefeitura. Na manhã desta terça-feira (17), o vice-prefeito Bruno Reis esteve no local, no Largo de Roma, para autorizar o início das obras, que devem ser concluídas até 15 de outubro, dois dias após a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, no Vaticano. Em Salvador, a celebração será em 20 de outubro, na Arena Fonte Nova.
 
Acompanhado da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita, o vice-prefeito Bruno Reis explicou que as intervenções serão divididas em duas etapas. Na primeira, toda a edificação passará por uma revisão da estrutura, da alvenaria, instalação hidráulica, elétrica e do forro. Também serão feitos serviços de revestimento, pintura interna e externa, além de melhorias no batistério e velário do santuário.
 
De acordo com Bruno Reis, a fachada do complexo também será realçada pela lavagem do prédio, retirando as películas soltas. “Vamos deixar o local pronto para receber os milhares de romeiros e devotos, que virão para o evento de canonização em Salvador, em 20 de outubro, na Arena Fonte Nova. Tenho certeza que as pessoas aproveitarão esse final de semana para visitar o Santuário de Irmã Dulce e a Colina Sagrada”, assinalou.
 
A primeira fase será executada com recursos da Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman). Para a segunda etapa, Bruno Reis disse que vai mobilizar a sociedade e buscar parcerias com empresas que queiram contribuir com a revitalização do complexo. “Essa parte envolverá o isolamento acústico do templo e a execução do projeto de evacuação, em caso de incêndio, além da construção de uma passarela, para que os devotos acessem a imagem de Irmã Dulce, em cima do santuário”, pontuou.
 
Superintendente da Osid, Maria Rita demonstrou felicidade pela parceria com a Prefeitura, especialmente no momento em que a canonização de Irmã Dulce foi anunciada, estimulando um maior número de visitas de devotos brasileiros e estrangeiros. “Fomos pegos de surpresa com essa bela notícia. Tem um mundo de gente aparecendo. Turistas de todo o Brasil e de fora também. E a gente precisa acolher bem. A Bahia tem essa fama de ser muito hospitaleira, de acolher bem a todos. E Irmã Dulce também. Ela sempre acolheu com amor”, disse.


Foto: Secom. Siga o insta @sitealoalobahia