Notas


24 Abr 2019

FTC lança dois institutos de saúde inéditos no Norte-Nordeste

FTC lança dois institutos de saúde inéditos no Norte-Nordeste A partir de maio, a FTC Salvador irá abrigar, no campus Paralela, uma unidade do Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC Brasil) e uma unidade do Instituto de Odontologia das Américas (IOA). Os dois centros de ensino em saúde chegam a Salvador graças a parcerias firmadas pela Rede FTC.  

Com a abertura da unidade ITC Salvador, a capital baiana passa a ser a primeira cidade do Norte-Nordeste e a segunda do país a receber um centro de treinamento em cadáveres frescos. A partir da parceria com o curso de Medicina da FTC, o ITC Salvador irá oferecer cursos e treinamentos voltados aos profissionais das área de Medicina,  Biomedicina e Odontologia.

“Os profissionais de Salvador e de todos os outros estados do Brasil terão acesso a cursos de altíssima qualidade, com profissionais renomados, aliados a grandes grupos parceiros que trarão a esses institutos a possibilidade de utilização de novas ferramentas e produtos que serão fundamentais para o desenvolvimento da área de saúde”, destaca André Nazar, coordenador do curso de Medicina da Rede FTC e Diretor-Médico do ITC Salvador.

Diferente do cadáver dissecado, que é usado convencionalmente em aulas e experimentos, os cadáveres utilizados pelo ITC são frescos e por isso preservam características do tecido vivo, permitindo que o profissional simule procedimentos clínicos ou cirúrgicos em condições muito similares as que serão encontradas em sua rotina com pacientes. A prática é comum nos Estados Unidos, país responsável por exportar toda a tecnologia e os materiais utilizados no ITC Brasil. A importação dos cadáveres frescos segue um rigoroso processo legal e todos os processos são assistidos por agências oficiais brasileiras e estadunidenses.

Além do ITC, a Rede FTC também é responsável pela abertura de uma unidade do Instituto de Odontologia das Américas (IOA) em Salvador. Com mais de 20 anos de atuação e presença em mais de 10 cidades brasileiras, além de Miami, a Rede IOA é a maior rede de educação continuada em Odontologia em toda a América. A Unidade IOA Salvador irá oferecer cursos de pós-graduação em três perfis – Especialização, Aperfeiçoamento e Cursos rápidos de imersão.  

A abertura dos dois centros de ensino em saúde é fruto do programa Parcerias de Excelência, através do qual a Rede FTC vem se associando a importantes redes de ensino para trazer os melhores cursos de educação continuada para Salvador. Os dois empreendimentos serão inaugurados no campus FTC Paralela, nos dias 06 e 07 de maio, com a presença de autoridades, formadores de opinião, entidades de classe e imprensa.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.