Escavações na Avenida Sete podem encontrar restos de muro da cidade

A primeira fase das obras de requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves, iniciada na semana passada pela Prefeitura de Salvador, envolvem o resgate de parte importante da história da cidade. Todo o trecho, que se inicia na Casa D´Itália e segue até a praça da estátua do poeta vai ser alvo de prospecções arqueológicas. A expectativa é que as escavações culminem em achados de itens e de elementos históricos que poderão contribuir para a produção de novos conhecimentos.
 
“É a primeira vez que esse trajeto passará por esse procedimento. Haverá a oportunidade de conhecer muito mais da história da cidade, e o que se poderá produzir de conhecimento é algo que não dá nem para mensurar”, afirma o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, Bruno Tavares. 
 
“A Avenida Sete e a Rua Carlos Gomes faziam ligação entre a antiga Vila Pereira e Salvador e o centro administrativo da cidade, na Praça Municipal. Podemos encontrar vestígios de muralhas da época da fundação, próximos à Praça Castro Alves. Fora que ali também é uma zona onde aconteceram as principais manifestações culturais e revoltas”, acrescenta Tavares.
 
O Iphan é o responsável pela emissão da outorga que permite que as pesquisas arqueológicas por prospecção amostral sejam feitas conforme a metodologia predefinida pelo Consócio Nova Avenida Sete, responsável pelas obras. Mesmo após essa etapa, os profissionais acompanharão in loco as escavações, conforme determina a Lei Federal 3.924/61.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias