31 Mai 2017

Alô Alô Bahia Entrega: a casa cheia de bossa do arquiteto Adriano Mascarenhas

O Alô Alô Bahia abriu as portas da casa do discreto – e talentoso – arquiteto Adriano Mascarenhas para a estreia da nossa coluna semanal sobre arquitetura e design. A ideia é visitar as casas mais descoladas, as personalidades mais emblemáticas, o lifestyle mais bacana da cidade. Foi prestes a embarcar num voo para São Paulo, onde tem fincado sua prancheta, que Adriano nos recebeu, na manhã dessa terça feira (30) em seu apartamento na Graça. Lá moram ele, a esposa Viviane Vieira – também arquiteta – e o pequeno Antônio, o filho do casal, que tem 5 anos. A moradia reúne os maiores desejos de Adriano: a localização e o espaço. Segundo ele, morar na Graça é viver a cidade de forma plena, é uma experiência de urbanidade como pouco se vê em Salvador. Da sua casa, vai a pé ao Yatch Clube da Bahia, Shiro, Perini, Pizzaria Casa de Pedra, tudo ali, ao seu alcance.

A família está no apartamento há 5 anos, após uma reforma profunda na estrutura e acabamentos. Adriano morava na mesma rua, seu endereço de solteiro, num apartamento de 170m2, quando resolveu atravessar para o outro lado da calçada e, mais a frente, se estabelecer com Viviane e o pequeno Antônio no confortável 240m2 que vivem hoje.

O apartamento recebeu uma base inteiramente neutra, com limestone Mont Charmot, que reveste desde o Hall de entrada até os quartos. Toda a marcenaria acompanha os princípios da leveza e neutralidade, e foram executados pela Kitchens e Demuner, grandes parceiras de Adriano. A modernização da planta incluiu integração da Cozinha, antiga Varanda, e tudo mais que foi possível.

Na décor, há muito design nacional e importado, garimpo que o casal faz em suas andanças pelo mundo. Há presentes, também, como o livro-arte de Waltercio Caldas sobre Velazquez, do amigo Paulo Darzé, um dos maiores marchands do Brasil. No living, sequência de mobiliário assinado por Sérgio Rodrigues – poltrona Mole, poltrona Diz, banco Mocho, banco Sônia – misturado a coisas da B&B Itália e Maxalto, a venda na Casual Móveis, artes de Mario Cravo, Vauluizio Bezerra, Iberê Camargo, Paulo Pereira, misturados aos seus instrumentos musicais – como uma guitarra Eric Clapton, seu mascote de estimação. Há ainda, na área do Office – apoio do seu escritório em casa – a técnica do mobiliário de Herman Miller e Charles Eames. Sua paixão por luminárias é evidente. Há inúmeras espalhadas pelos cantos da casa, das vintage às modernosas, como a icônica arandela de asinhas no Lavabo, criação de Ingo Maurer.

Sobre suas lojas preferidas na Bahia, Adriano é categórico: Básica Home, de Paulo e Roberta Coelho e Casual Móveis, de Guilherme Deucher. Ele ainda deu dicas do circuito artsy de São Paulo: exposição de Yoko Ono, no Instituto Tomie Otake – e ainda dividiu uma maravilhosa história de coincidência que partilhou com a esposa durante a mostra – a Japan House e a nova loja do designer Ingo Maurer, na Alameda Gabriel Monteiro, um edifício de 3 pavimentos que reúne o melhor da produção do artista.

Por fim, o arquiteto nos apresentou, em primeira mão, uma série de fotografias intrigantes de sua autoria, usando a técnica do espelho, com resultados surpreendentes. O título da série – Reconflexo – faz menção não só ao instrumento utilizado como também às locações dos cliques, que se concentraram em Cachoeira, Maragojipe e Santo Antônio de Jesus.

Adriano volta na quinta a noite, e na sexta deve prestigiar a amiga e cliente – Adriano projetou o Edifício Expresso 2222 Residencial e Charme, na Barra – Flora Gil, que comemora aniversário com almoço no apartamento do Carlos Costa Pinto. Adriano também aproveitou para falar sobre novos projetos, prometendo novidades na região da orla de Salvador para logo em breve.
 
Por Victor Carvalho (@victorcarvalho_arq). Fotos: Alô Alô Bahia.
 
 
Marcas que estão incluídas na matéria
Básica Home – (@basicahomeba)
Casual Móveis - (@casualmoveis)
Kitchens – (@kitchens_brasil)
Demuner Marcenaria – (@demunermarcenaria)
Paulo Darzé – (@paulodarzegaleria)
Ingo Maurer (@ingomaurergmbh)
Yacht Clube da Bahia – (@yachtclubedabahia)
Casa de Pedra – (@pizzariacasadepedra)
Shiro – (@restauranteshiro)
Perini- (perini_oficial) 

 
 Hall de entrada generoso. Caixa em limestone que reveste todo o apartamento
 Living recheado de design nacional
 Living, detalhe para luminária vintage
   Adriano e sua queridinha guitarra Eric Clapton
Living. O espaço é fundamental para o arquiteto
 Jantar em caixa de vidro
Office integrado ao Living, apoio de Adriano e Viviane para trabalhos em casa
  Detalhe da estante, projeto de Adriano e execução da Demuner
  Mais da estante, lugar do abajur Spun, de Sebastian Wrong
Conhecendo a série Reconflexo
Lavabo com arandela Lucellino, desenho de Ingo Maurer
 Cozinha integrada ao Living
 Espaço e limpeza visual dão o tom da Cozinha de Adriano
Recorte da Cozinha, olhos atentos para o espremedor Juicy Salif, para Alessi, desenho de Philippe Starck
Uma das suítes virou o quarto dos brinquedos do pequeno Antônio
Luminária vintage, garimpo de viagem do casal
  Garimpo no Banho de Adriano. Detalhe para o martelo, presente que ganhou do pai quando era criança
 Resgistro da passagem do casal pela exposição "O céu ainda é azul, você sabe", de Yoko Ono