Entrevistas


14 Mar 2018

Conheça Fabio Góis, atual Gerente de Marketing do Correio*

Conheça Fabio Góis, atual Gerente de Marketing do Correio* O jornalista Fábio Góis, atual Gerente de Marketing, Projetos e Mídias Digitais do Correio*, conversou com o Alô Alô Bahia sobre os desafios profissionais, marketing e novos projetos. Confere só!

Alô Alô Bahia - O que te motivou a seguir essa área profissional?

Fábio Gois - Sempre valorizei a força e importância da comunicação na sociedade. Acredito no papel transformador do bom jornalismo e na capacidade que a comunicação tem de criar conexões. Esses são alguns dos atributos que me impulsionaram a estudar e seguir estudando esta área profissional, que vive em constantes modificações.

Alô Alô Bahia - Atualmente, qual você acredita que é o grande desafio para quem deseja trabalhar na área de mídias digitais e marketing?

Fábio Gois - O grande desafio é se manter atento a rápida velocidade com que surgem novas tecnologias e a dinâmica do comportamentos dos usuários no ambiente digital. O profissional de marketing hoje precisa saber se reinventar, promover a inovação para seus pares, líderes e liderados, e atuar de forma rápida e estratégica. Constantemente surgem novas ferramentas digitais, mudanças nas redes sociais, evolução no hábito de consumo, além do todo o conhecimento já adquirido nos meios de comunicação tradicionais. Temos que unir os conhecimentos de produto, mercado, consumidor, somados às estratégias ommichannel. Some a isso, o aprofundamento em análises de dados, conhecimento de programação e tecnologia. O marketing está em evolução constante.

Alô Alô Bahia - Qual você acredita que é o futuro da tecnologia e mídias digitais nas organizações voltadas para a área de informação?

Fábio Gois - As organizações da área de informação dependem das áreas de tecnologias. Diversas empresas de tecnologia também precisam dos produtores de conteúdo. É uma união de expertises. Então, para o futuro de quem produz conteúdo torna-se fundamental ter no seu time especialistas da área de TI, que desenvolvam soluções de produção, ampliando os canais de contato com seus leitores, seja para disseminar conteúdo como para relacionamento e fidelização de seus clientes. Estamos no momento da inteligência artificial, bots, realidade aumentada, personalização, dados interativos e muito mais.  Esperamos mais iniciativas que unam as áreas de jornalismo, marketing e tecnologia. Grandes investidores globais estão considerando aquisições estratégicas para aumentar o impacto sobre os consumidores e também otimizar tecnologias de dados, análise e marketing digital. O futuro prevê ainda muitas inovações e mudanças em termos de investimentos em publicidade, consumo online, investimentos do varejo, parcerias de dados, e novas regulamentações.

Alô Alô Bahia - Qual você acredita que é o grande desafio quando se trata de rentabilização da notícia? Como você acredita que a gestão de relacionamento com o leitor pode potencializar isso?

Fábio Gois - O grande desafio é evidenciar ainda mais o valor da notícia. Se pensarmos no mercado de Salvador e Bahia, creio que seja a mudança no hábito de consumo. É reunir atributos e fazer com que o leitor entenda a importância da informação, sua relevância e credibilidade e que isso ative o seu desejo e consumo.

Fazer um bom jornalismo, com conteúdo de qualidade, que retrate fatos que importam, com análise, investigação e que faça a diferença na sociedade tem um valor imensurável diante dos benefícios que são gerados. Todos nós podemos reconhecer isso, principalmente quando convivemos com fakes news, filtro bolha e sites de conteúdos rasos.

Quanto a gestão de relacionamento, essa é a melhor maneira de se gerar confiança e vínculo com os leitores. O nosso foco deve estar no consumidor e não só no produto. Os veículos, além de produzir jornalismo com qualidade, tem o desafio de ativar e cativar seus leitores. Todos nós recebemos muitas informações ao longo do dia, e cabe ao veículo se destacar nesse universo. Para tanto, os leitores querem receber conteúdos personalizados, experiências que contribuam com seu dia a dia, benefícios e se sentir valorizados. Portanto, o conteúdo precisa estar pensado e produzido para cada plataforma, seja ela impressa, TV, rádio, desktop, celular, push, newsletter, relógio, sempre no formato certo e no momento certo. E também sendo um facilitador, permitindo que seus leitores tenham acessos a ofertas e serviços diferenciados, muitas vezes através dos clubes de vantagens voltados a assinantes. O foco dos veículos é crescer o número de seus leitores leais.

Alô Alô Bahia - Algum projeto novo pro Correio* que possa nos adiantar?

Fábio Gois - O Jornal Correio está muito atento a todos esses movimentos. Por isso, buscamos sair na frente com produtos e projetos inovadores, inclusive que geram diversos prêmios nacionais e internacionais para o Correio. Esse é um resultado que colhemos porque sempre estamos pensando em entregar a melhor performance para nossos leitores e para os parceiros que anunciam conosco. Foi assim que reformulamos todo o site do Correio, com novas seções e um layout orientado ao hábito de navegação dos leitores. Lançamos no início de 2018 o Estúdio Correio, que é um departamento formado com profissionais de diversas áreas da comunicação para produzir marketing de conteúdo, projetos especiais e soluções sob medida para o mercado anunciante. Além também de fortalecer nosso Clube Correio com mais parceiros, serviços digitais e ofertas de promoções e vantagens exclusivas. Também seguimos com constantes evoluções nas plataformas impressa e digital, sempre com conteúdos que só se vê no Correio, coberturas diferenciadas dos principais fatos da cidade e do estado, além de novos sistemas de atendimento, relacionamento com os leitores, conteúdos e uma plataforma orientada ao mercado varejista, que lançaremos em breve no site do Correio. 
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.