Onde Comer


04 Nov 2018

Alô Alô Bahia desbrava o restaurante Oleiro, no Recife

Alô Alô Bahia desbrava o restaurante Oleiro, no Recife Desde criança, Claudemir Barros esteve envolvido com a gastronomia e os prazeres da boa mesa. Sua mãe, então cozinheira do aclamado restaurante Leite – o mais antigo do Brasil, com 136 anos de funcionamento – lhe preparava iguarias que o marcaram para sempre, e isso certamente é experimentado todos os dias, quando comanda a cozinha do Oleiro, novo queridinho dos recifenses.

É no Oleiro Cozinha Artesanal que o chef, depois de ter passado por inúmeros restaurantes, consegue elevar sua gastronomia a alto nível, reunindo uma cadeia de elementos que a comida é parte do processo. Ali, são os pequenos produtores que fornecem as matérias-primas, as louças são de manufatura singela e única, as bebidas da região são valorizadas, o artesanato e a arte popular – usando o barro como elemento – convivem lado a lado.

Ao lado de Claudemir, os sócios Manoelzinho Fernandes e Thiago Vita encararam o desafio de defender a gastronomia brasileira contemporânea, e o fazem muito bem. Com cardápio enxuto à la carte e a opção por dois menus degustação (com 3 ou 5 etapas), as criações passeiam por delícias como costela suína sobre musseline de castanha brejeira, fatias de jerimum assado e roti de mel de engenho, além do peixe do dia recheado com camarão grelhado na palha, vatapá de jerimum e farofa de amendoim,  e entradinhas como fatias de queijo defumado estruturando o carpaccio brulleé no azeite. As sobremesas são assinadas por Sofia Mota e seguem o principio da alquimia de elementos produzidos na região, como a fusão especial de café, cacau e cupuaçu. Mais brasuca, impossível!

Tome nota: R. Albino Meira, 58 - Parnamirim, Recife – PE. Tel: (81) 3128-1708.
 
Foto: Wagner Ramos. Siga o insta @sitealoalobahia.