Alô Kids


24 Out 2017

“Festa no Céu” valoriza a Cultura da Infância com arte de narrar histórias, teatro, cantigas, palhaços e jogos populares

“Festa no Céu” valoriza a Cultura da Infância com arte de narrar histórias, teatro, cantigas, palhaços e jogos populares  
Sabe aquela história do cágado que, mesmo sem ter asas, sonha em ir para a festa dos pássaros no céu? O conto popular que une lirismo, humor e aventura é o mote do Festa no Céu - Encontro de Valorização da Cultura da Infância, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Goethe Institut, Corredor da Vitória, em Salvador.
 
Promovido pelo grupo Teatro Griô, o Festa no Céu oferecerá a crianças e adultos de todas as idades, a oportunidade de aproveitar atividades como narração de histórias, teatro, música, literatura oral, arte do palhaço, mágica, brinquedos artesanais, jogos populares e cultura afro-brasileira. Tudo isso através de espetáculos, oficinas, rodas de conversa, encontros com autores, sessões de histórias, brinquedos artesanais, rodas de cantigas e versos e intervenções artísticas.
 
No Encontro serão realizadas as oficinas “Arte de Narrar histórias”, com Rafael Morais; Música da cultura da infância, com Lydia Hortélio; Ilustração para crianças, com Iris Pirajá; e Brinquedos feitos à mão, com Sálua Chequer, para crianças, pais, educadores, artistas e demais interessados na Cultura da Infância.
 
Entre os espetáculos: “Minha Aldeia - Sessão de Histórias e Cantigas do Teatro Griô”; “A Mágica do Amor” – com Fernando Lopes e Simone de Araújo; “Essa Toalha Tem História”, com Sálua Chequer e Igor Reis; “Palhaçada, Palhacozida”, com os Terapeutas do Riso; e os espetáculos inspirados em contos de tradição oral “Um Tal de Pedro Malazartes... histórias, façanhas e artes”; “Histórias de Causar Espanto”; e “Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça”, com os narradores do Teatro Griô e dois espetáculos com crianças e adolescentes dos cursos do Teatro Griô, dirigidos por Tânia Soares: “A Biblioteca Misteriosa” e “A Roupa Nova do Rei”. Haverá ainda “Sessão de histórias com Panôs” com o grupo Teatro Griô e Vanda Machado; e Roda de conversa com Lydia Hortélio e Mabel Velloso. Completam a programação Rodas de Cantigas e Versos, livros e cds infanto-juvenis, ilustrações, brinquedos artesanais e muita brincadeira.

“O Encontro Artístico Festa no Céu tem o objetivo de valorizar a Cultura da Infância em Salvador, através da apreciação estética de espetáculos e atividades de formação artística, e surge como uma ação importante num tempo em que as crianças sofrem com os abusos do consumismo exacerbado e com os apelos ininterruptos da cultura de massa, endereçados de maneira desrespeitosa e voraz ao público infantil”, explica Rafael Morais, coordenador do Teatro Griô.
 
Foto: Egi Santana. Siga o insta @sitealoalobahia