Salvador intensifica limpeza dos cemitérios públicos e divulga funcionamento para o Dia de Finados

Salvador intensifica limpeza dos cemitérios públicos e divulga funcionamento para o Dia de Finados

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Bruno Concha/Secom PMS

Publicado em 29/10/2026 às 11:54

A Prefeitura de Salvador intensificou os serviços de limpeza, manutenção e melhorias estruturais nos dez cemitérios públicos municipais para o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). As intervenções são realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e buscam garantir melhores condições de conservação, segurança e acessibilidade para as famílias que visitarão os espaços.

Entre os serviços executados estão capinação, pintura, instalação de novas papeleiras, reparos em portas e forros de PVC, instalação de grades e portões e implantação de placas de sinalização. As equipes também realizam manutenções preventivas e corretivas nas estruturas.

As melhorias incluem ainda a reforma dos muros dos cemitérios de Paripe, Periperi, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos, com investimento de R$ 1,5 milhão. No Cemitério Municipal de Pirajá, estão em andamento a construção de dois velatórios e a implantação de uma rampa de acessibilidade.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Décio Martins, o objetivo é oferecer acolhimento e segurança aos visitantes durante a data. “O Dia de Finados é uma data de memória, carinho e respeito aos entes queridos. Por isso, a nossa prioridade na Semop foi preparar cada cemitério municipal da cidade para acolher as famílias baianas com total conforto, dignidade e segurança”, afirmou.

Salvador conta com dez cemitérios públicos administrados pela Semop, localizados nos bairros de Brotas, Itapuã, Paripe, Periperi, Plataforma e Pirajá, além das unidades nas ilhas de Bom Jesus dos Passos, Maré, Frades e Paramana.

Na próxima segunda-feira (2), Dia de Finados, os cemitérios municipais funcionarão das 8h às 16h. Durante o período, familiares e visitantes poderão prestar homenagens aos entes queridos. Para agendar sepultamentos, o responsável deve entrar em contato com a administração municipal pelos telefones (71) 3202-4951, (71) 3202-4952, (71) 3202-4953 ou (71) 3202-4954.

A Prefeitura também oferece serviço gratuito de cremação, por meio de convênio com o Cemitério Jardim da Saudade. São disponibilizadas duas vagas por dia, mediante agendamento.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia