Aos 84 anos, Susana Vieira continua esbanjando disposição e bom humor. A atriz, que é a estrela de Escola Susana Vieira de Atuação, primeiro original do GloboPop, garante que a idade registrada na certidão de nascimento está longe de representar a forma como se sente.
“Não sei nem dizer o que é ter 84 anos”, brincou Susana em entrevista ao gshow. Segundo ela, a cabeça continua inquieta e cheia de curiosidade, como se ainda tivesse 20 anos.
A atriz contou que tem um ritual para começar o dia com energia. Assim que acorda, agradece a Deus por estar viva e, em seguida, pede à Alexa para tocar música. Entre as escolhas está “Love Generation”, de Bob Sinclar, além de canções de Ivete Sangalo.
“Li que quem ouve música eletrônica ao acordar fica melhor e com mais energia durante o dia. Dizem que a batida da música eletrônica é a batida do coração”, contou.
Susana Vieira transforma meme em série
A disposição da atriz também aparece em seu novo trabalho. Em Escola Susana Vieira de Atuação, série de humor com 12 episódios que estreia no GloboPop em 16 de outubro, Susana interpreta uma professora de teatro e televisão que tenta transformar atores iniciantes em grandes estrelas.
A ideia surgiu a partir de um dos memes mais conhecidos da atriz: a frase “Não tenho paciência para quem está começando”. O bordão ganhou uma nova versão na produção, que brinca justamente com a relação entre uma professora exigente e seus alunos.
Susana contou que gostou do projeto logo de cara, embora tenha ficado apreensiva com a ideia de interpretar uma personagem antipática.
“Li o texto e amei. São pequenas piadas da professora que põem o aluno no seu devido lugar. No começo, tinha um pouco de apreensão porque era muito chato fazer um personagem antipático, mas topei”, afirmou.
A atriz explica que a professora tem características dela própria, mas também traz referências de uma personagem que marcou sua carreira. “A professora é um misto de Susana com a personagem da Branca Letícia. Bem sincerona”, disse.
Apesar do tom de humor, Susana ressalta que não se considera comediante. “Esse meu lado engraçado é mais no convívio com as pessoas e nos grupos, do que na televisão. Não sou comediante, sou uma pessoa alegre, talvez um pouco irônica. Susana sem filtro é só entre os parentes”, brincou.
Atriz vive nova fase na TV e no streaming
Escola Susana Vieira de Atuação é mais um projeto da atriz em 2026. Neste ano, ela também participou do reality Herança em Jogo, que estreou em setembro no Globoplay, e da novelinha vertical Onde Está a Boiadeira, spin-off de Coração Acelerado lançado em junho na plataforma de streaming da Globo.