As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS) avançaram para uma nova etapa com o início da instalação dos primeiros trilhos sobre a Ponte São João. O marco representa um importante avanço na execução do sistema e prepara um dos trechos estratégicos do empreendimento para os primeiros testes operacionais.
A instalação ocorre na Via Permanente 1 (VP1) da ponte. Com os dormentes e os sistemas de fixação já concluídos, o trecho de aproximadamente 450 metros será utilizado para os testes iniciais do VLT. Nesta fase, um dos destaques é o uso de dormentes sintéticos de fibra de vidro revestidos com polímero, tecnologia desenvolvida no Japão e escolhida pela alta resistência, durabilidade e menor necessidade de manutenção, características consideradas importantes para a implantação da via sobre a estrutura da ponte.
Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, a instalação dos trilhos representa mais um passo importante para a concretização do projeto. “Hoje, estamos instalando os primeiros trilhos em cima da Ponte São João. É um sistema que vem do Japão e temos os dormentes, as estruturas de fixação e a barra de trilho que nós vamos estar realizando. Nossa ideia é estar até o final de junho com essa parte, essa Via Número 1, com os trilhos e a infraestrutura pronta para que a gente possa fazer um teste de trem”, afirmou Eracy Lafuente.
A conclusão desta etapa permitirá a realização dos primeiros testes operacionais no local, fase considerada fundamental para validar a infraestrutura ferroviária e dar continuidade ao cronograma de implantação do sistema. Atualmente, o Lote 1, que liga Calçada à Ilha de São João, apresenta 64% de execução física. No trecho Calçada-Comércio, também integrante do lote, o avanço é de 7%. Já o Lote 2, entre Paripe e Águas Claras, alcançou 47% de execução. O Lote 3, que ligará Águas Claras a Piatã e ainda está na fase inicial de projetos, registra 3% de avanço.