Terremoto de magnitude 7,8 deixa ao menos 15 mortos e destruição nas Filipinas

Terremoto de magnitude 7,8 deixa ao menos 15 mortos e destruição nas Filipinas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

EPA

Publicado em 08/06/2026 às 08:28 / Leia em 3 minutos

Ao menos 15 pessoas morreram e 129 ficaram feridas após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, neste domingo (7). O tremor, considerado de alta intensidade na escala Richter, provocou alertas de tsunami em diversos países da região, posteriormente suspensos pelo governo filipino nesta segunda-feira (8).

Segundo as autoridades, o número de vítimas pode subir para 32 à medida que avançam as operações de busca e resgate em áreas atingidas por desabamentos e deslizamentos de terra. A cidade de General Santos, que tem cerca de 700 mil habitantes, foi a mais afetada. Lojas, prédios e estruturas comerciais sofreram danos severos, com vidros e placas destruídos e alguns edifícios reduzidos a escombros.

Imagens divulgadas pelo governo local mostram o desabamento de um prédio que abrigava um restaurante de fast-food, enquanto moradores corriam para escapar da nuvem de poeira provocada pelo colapso. Um hospital da cidade precisou ser evacuado após o surgimento de rachaduras nos andares superiores. Já um dos prédios da Universidade Notre Dame de Dadiangas também desabou, mas estava vazio no momento do incidente.

Vídeos compartilhados nas redes sociais registraram ainda o desmoronamento de parte de um shopping e o colapso de um prédio escolar em General Santos. À agência AFP, o policial Robert Dagon informou que equipes de segurança seguem atuando nos trabalhos de resgate.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi localizado no mar, próximo a Mindanao, a cerca de 35 quilômetros de profundidade. O Centro Alemão de Pesquisa em Geociências informou que o fenômeno ocorreu a 10 quilômetros de profundidade e revisou a magnitude inicialmente estimada em 8,2 para 7,8.

Foto: AFP via Getty

Após o tremor, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico chegou a advertir sobre a possibilidade de ondas nas costas das Filipinas, Indonésia, Palau, Taiwan e Papua-Nova Guiné. No Japão, autoridades emitiram alerta para grande parte do litoral, com previsão de ondas de até um metro.

O governo filipino orientou moradores das áreas costeiras a buscarem locais mais altos. O presidente Ferdinand Marcos Jr. afirmou estar em contato permanente com autoridades regionais e determinou a suspensão das aulas nas regiões afetadas de Mindanao até novo aviso, além de mobilizar órgãos governamentais para atender a população atingida.

As Filipinas e a Indonésia estão localizadas no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma extensa faixa de intensa atividade sísmica que concentra grande parte dos terremotos e erupções vulcânicas registrados no planeta.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia