O Brasil alcançou um marco histórico no setor de turismo no início de 2026, registrando o maior volume de entrada de turistas estrangeiros para o período desde o início da série histórica.
Segundo dados do Ministério do Turismo e da Embratur, a movimentação financeira e o fluxo de visitantes em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo indicam um novo ciclo de expansão para a hotelaria nacional. O crescimento reflete a recuperação consolidada da malha aérea e o aumento da demanda por destinos de negócios e lazer no país.
A movimentação de turistas internacionais no Brasil gerou uma receita de US$ 2,5 bilhões apenas nos primeiros meses do ano, superando os patamares pré-pandemia e de anos recordes como 2014.
O Rio de Janeiro, com o aumento de frequências no Aeroporto Internacional do Galeão e a conectividade do Santos Dumont, lidera a preferência dos visitantes estrangeiros, seguido de perto por São Paulo, que concentra o maior volume de turismo corporativo da América Latina.
A expectativa do Ministério do Turismo é que o Brasil ultrapasse, até o fim do ano, a marca de 7 milhões de visitantes internacionais. O avanço deve impactar diretamente a cadeia produtiva do setor, que responde por cerca de 8% do PIB brasileiro, reforçando o potencial do turismo como motor da economia nacional.