Noite das Livrarias mobiliza 86 espaços em 30 cidades na quinta-feira (23)

Noite das Livrarias mobiliza 86 espaços em 30 cidades na quinta-feira (23)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Tuca Vieira

Publicado em 20/04/2026 às 13:09 / Leia em 2 minutos

Os amantes de livros poderão aproveitar a Noite das Livrarias em todo o Brasil na próxima quinta-feira (23), data em que se celebra o Dia Mundial do Livro. A iniciativa reúne 86 livrarias em 30 cidades do país, com uma programação cultural diversificada.

O evento surgiu a partir de uma articulação de livreiros de São Paulo ligados ao Mapa das Livrarias de Rua e ganhou escala nacional. A programação inclui sessões de autógrafos, saraus, contação de histórias, debates literários e apresentações musicais.

Na capital paulista, a Livraria Megafauna, localizada no Edifício Copan, promove uma leitura de “Hamlet” em homenagem aos 462 anos de nascimento de William Shakespeare. Já a Livraria da Vila, na Avenida Paulista, recebe o “Slam das Minas”, com batalhas de poesia.

Outras capitais como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia e Vitória também participam da programação, além de cidades do interior e do litoral.

Segundo o livreiro João Varella, um dos organizadores da ação, a mobilização reflete a demanda crescente por espaços culturais voltados à leitura em todo o país.

Dados do Panorama do Consumo de Livros, da Nielsen, indicam que o número de leitores cresceu 2% no último ano. O levantamento também aponta que 53% dos consumidores veem as livrarias como espaços para relaxar, enquanto 46% as associam à conexão com cultura e conhecimento.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia