O deputado estadual Douglas Ruas (PL) foi eleito, na manhã desta sexta-feira (17), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A votação ocorreu em meio a tentativas de obstrução e contou com 44 votos favoráveis e uma abstenção, entre os 45 parlamentares presentes.
Partidos de oposição, como PSD, MDB, Podemos, PR, PSB, Cidadania, PCdoB e PSOL, não participaram da sessão. As siglas defendiam que a eleição fosse realizada por voto secreto, alegando risco de pressões políticas, mas o modelo aberto foi mantido após decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que rejeitou pedido do PDT.
Ao todo, 25 deputados não compareceram à votação. A única abstenção foi do deputado Jari Oliveira (PSB), que participou remotamente. Na mesma sessão, Dr. Deodalto foi eleito 2º secretário da Mesa Diretora, com 45 votos.
A sessão foi conduzida pelo deputado Guilherme Delaroli (PL), que ocupava a presidência interinamente após o afastamento de Rodrigo Bacellar. Bacellar foi alvo de investigações e chegou a ser preso em desdobramentos da chamada Operação Unha e Carne.
Em discurso após a posse, Ruas criticou tentativas de barrar o voto aberto e afirmou que pretende conduzir a Casa com diálogo. O parlamentar também destacou o cenário recente de interinidade nos três poderes do estado do Rio de Janeiro.
Esta não foi a primeira eleição de Ruas para o cargo. Uma votação anterior chegou a elegê-lo, mas foi anulada por decisão do TJRJ, que entendeu que o processo deveria ocorrer após a retotalização dos votos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).