Deputado propõe política estadual de atenção a pacientes com Parkinson na Bahia

Deputado propõe política estadual de atenção a pacientes com Parkinson na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 16/04/2026 às 13:58 / Leia em 2 minutos

O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um projeto de lei que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença de Parkinson.

A proposta tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, fortalecer ações de prevenção e garantir atendimento mais estruturado aos pacientes na rede pública de saúde. Segundo o parlamentar, o aumento de casos exige maior atenção do poder público.

De acordo com estimativas citadas no projeto, mais de 530 mil pessoas vivem com a doença no Brasil. Na Bahia, o número pode variar entre 15 mil e 20 mil pacientes.

“O estado precisa estar preparado para oferecer atendimento adequado, desde o diagnóstico até o tratamento e a reabilitação, garantindo mais qualidade de vida para os pacientes”, afirmou o deputado.

O texto prevê ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. A proposta também inclui atendimento multiprofissional, com especialistas como neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

Além disso, o projeto contempla a capacitação de profissionais de saúde, campanhas de orientação para pacientes e cuidadores e iniciativas voltadas à inclusão social das pessoas com Parkinson.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia