Conhecido por desvendar os códigos do luxo e do comportamento humano, o antropólogo Michel Alcoforado trocou a teoria pela prática da folia nesta segunda-feira (19). O autor do livro “Coisa de Rico” foi um dos destaques na plateia do ensaio do Cortejo Afro, realizado na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, no Pelourinho.
Em conversa com o Alô Alô Bahia, Alcoforado revelou que sua presença nos ensaios de verão já virou um ritual sagrado. “Toda vez que venho a Salvador, sobretudo no verão, as segundas-feiras estou aqui com o Cortejo e as quartas lá na Boca [do Rio]. Eu não perco, eu adoro”, garantiu.
A conexão com a cidade é tão forte que o pesquisador brincou sobre oficializar a relação. “Já virou tradição. Estou em busca do meu título de cidadão baiano, vou ver se me arrumam”, brincou.
Michel, que esteve na capital em novembro do ano passado como palestrante do evento de fim de ano do Alô Alô Bahia, no Palacete Tira-Chapéu, defende um turismo de imersão. Para ele, o roteiro perfeito foge do óbvio e mergulha na cultura de rua.
“Tem que vir para a Praça das Artes, andar pelo Santo Antônio Além do Carmo e pelo Centro Histórico. Tem que ver o pôr do sol no Porto da Barra e andar de dia pela Praia da Paciência”, recomendou.
Mas é na hora de comer que o antropólogo se revela um verdadeiro soteropolitano de coração. Longe dos restaurantes estrelados, ele prefere a autenticidade. “O circuito gastronômico… eu não estou falando de alta gastronomia não, estou falando da baixa gastronomia. Os melhores botecos desse país estão aqui nessa cidade”, afirmou.
Ele fez questão de entregar suas joias preferidas: “A coxinha de polvo do Piri, lá na beira do Nordeste de Amaralina, é uma maravilha. O Boteco do Gavazza, na Barra, é um dos meus preferidos. E lambreta lá no Koisa Nossa, na Mouraria, frequento sempre”.
Questionado se a efervescência cultural da Bahia poderia render um sucessor para “Coisa de Rico”, Michel deixou o futuro em aberto, preferindo aproveitar o momento. “Eu estou só curtindo. Vamos ver se Salvador me dá alguma ideia boa pra aproveitar”, finalizou.