Lula admite que salário mínimo não cumpre função social: ‘Muito baixo’

Lula admite que salário mínimo não cumpre função social: ‘Muito baixo’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/01/2026 às 19:36 / Leia em 2 minutos

Durante cerimônia realizada na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma crítica sobre a realidade econômica do trabalhador brasileiro.

Ao lançar uma medalha comemorativa pelos 90 anos da criação do salário mínimo, Lula classificou o valor atual pago no país como “muito baixo”.

Em seu discurso, o chefe do Executivo ressaltou que a homenagem não era uma celebração da quantia paga hoje, mas sim do conceito implementado em 1936 pelo então presidente Getúlio Vargas. Para Lula, a iniciativa histórica tinha uma intenção nobre que, na prática, ainda não foi plenamente alcançada.

“Nós estamos fazendo apologia aqui da ideia de um presidente da República que criou a possibilidade de se estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos elementares”, disse Lula, listando moradia, alimentação, estudo e transporte como itens básicos que deveriam ser cobertos pela remuneração. “Desde que foi criado, o salário mínimo não preenche os requisitos da intenção da lei”, completou.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, o salário mínimo vigente no Brasil é de R$ 1.621. A política de valorização, que prevê aumentos reais (acima da inflação), foi uma das principais promessas de campanha do petista e vem sendo aplicada desde o início de seu terceiro mandato.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia