Ernesto Paglia assume apresentação do Roda Viva após saída de Vera Magalhães

Ernesto Paglia assume apresentação do Roda Viva após saída de Vera Magalhães

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 16/01/2026 às 18:54 / Leia em 3 minutos

O jornalista Ernesto Paglia será o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura. Ele assume o comando do tradicional programa de entrevistas após a saída de Vera Magalhães, que esteve à frente da atração nos últimos seis anos. A estreia de Paglia está prevista para depois do Carnaval. As edições já gravadas por Vera seguem no ar até o fim de janeiro.

Segundo a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Angela de Jesus, a escolha faz parte de um processo de renovação da emissora. “O nome de Paglia é fruto de uma decisão da diretoria executiva e vem ao encontro da renovação que buscamos nesse momento. Com sua ampla experiência e competência, ele irá fortalecer o compromisso da TV Cultura com um debate plural e relevante”, afirmou à coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A diretora de Jornalismo da Cultura, Marília Assef, também destacou a expectativa com a nova fase. “Paglia contribuirá para a relevância já consagrada do Roda Viva, conduzindo entrevistas aprofundadas, respeitando a diversidade de entrevistados, com uma bancada autônoma e plural. Estamos confiantes de que sua condução irá manter o rigor jornalístico que sempre caracterizou o programa.”

Em 2026, Ernesto Paglia completa 45 anos de carreira no jornalismo. Foram quatro décadas na TV Globo, onde atuou em coberturas históricas como as Diretas Já e a visita do papa João Paulo II ao Brasil, além de ter sido correspondente internacional em Londres por duas vezes. Ele deixou a emissora em 2023, mas seguiu colaborando pontualmente com reportagens.

“É uma chance de encarar um novo desafio na carreira. Prova de que é possível fazer coisas novas, mesmo depois de tanto tempo de profissão”, afirmou o jornalista. “Tenho a honra de ser o novo apresentador do programa de entrevistas mais prestigiado e tradicional da TV brasileira. Meu compromisso com o público é manter o alto nível conquistado pelo programa ao longo de seus 40 anos de história.”

Formado em jornalismo pela USP, Paglia é casado com a jornalista Sandra Annenberg, apresentadora do Globo Repórter. O casal tem uma filha, Elisa.

Saída de Vera Magalhães

A saída de Vera Magalhães ocorreu de forma conturbada. Em publicações nas redes sociais, a jornalista afirmou que havia acertado a renovação de seu contrato por mais um ano, em reunião realizada em dezembro de 2025, mas que foi surpreendida por uma “quebra de acordo” no início deste ano. “Optei por me desligar de imediato”, escreveu.

Vera disse que pretendia seguir no comando do programa ao longo de 2026, quando o Roda Viva completa 40 anos. “Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria a minha sétima temporada”, afirmou.

Em nota, a TV Cultura declarou que o sucesso do Roda Viva está ligado à rotatividade de seus apresentadores ao longo das décadas e que, por ser uma emissora pública, é natural abrir espaço para novos nomes. A emissora, no entanto, não comentou diretamente a alegação de quebra de acordo mencionada por Vera Magalhães.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia