Wagner Moura traduz ‘molho’ baiano para imprensa internacional: ‘Nem acredito que ultrapassou as fronteiras’

Wagner Moura traduz ‘molho’ baiano para imprensa internacional: ‘Nem acredito que ultrapassou as fronteiras’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

The New York Times

Publicado em 15/01/2026 às 09:48 / Leia em 2 minutos

Depois de conquistar Hollywood e levar para casa a estatueta do Globo de Ouro, Wagner Moura teve que explicar aos norte-americanos um conceito que o soteropolitano conhece bem: o “molho”.

Em entrevista ao portal Gold Derby, durante a campanha de divulgação do filme “O Agente Secreto”, o ator se divertiu ao traduzir a gíria que tomou conta da internet.

Questionado pelo jornalista Denton Davidson sobre o significado da expressão para quem não é brasileiro, Moura não escondeu a surpresa com o alcance do meme. “Eu nem acredito que isso ultrapassou as fronteiras de Salvador”, brincou.

Ao definir o termo, o ator associou a expressão diretamente à identidade da sua terra natal. “O ‘molho’ para as pessoas do Nordeste, mas principalmente para as pessoas de Salvador, na Bahia, quer dizer que existe algo a mais. A nossa autoestima está lá em cima”, explicou.

Moura fez questão de pontuar que o sentimento não deve ser confundido com soberba. “Nós baianos realmente gostamos de ser de lá e temos muito orgulho de onde viemos. E isso não é um jeito arrogante”, completou.

A explicação acontece em meio a uma nova onda viral envolvendo o ator. Desde o último domingo (11), quando Wagner foi eleito o Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro 2026, o hit “O Baiano tem o Molho”, d’O Kannalha, voltou a explodir nas redes sociais.

A internet não perdeu tempo e adaptou a letra para celebrar a conquista inédita, criando o trocadilho “O baiano tem o Globo”. Montagens com vídeos do ator em momentos descontraídos e recebendo o prêmio dominaram as timelines.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia