Olívia Santana define Lavagem do Bonfim como verdadeiro início do ano para soteropolitanos: ‘Ritual de passagem’

Olívia Santana define Lavagem do Bonfim como verdadeiro início do ano para soteropolitanos: ‘Ritual de passagem’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias e Tiago Mascarenhas

Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Publicado em 15/01/2026 às 10:28 / Leia em 2 minutos

Para a deputada estadual Olívia Santana, o ano só começa de verdade depois da subida à Colina Sagrada. Presente nos festejos da Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15), a parlamentar conversou com o Alô Alô Bahia e destacou que a celebração vai muito além do turismo ou da política: é uma conexão ancestral e afetiva.

“Minha relação é desde a infância, né? Nascida e criada em Salvador, eu vivo as tradições das festas da cidade”, afirmou Olívia, reforçando sua identidade com o cortejo.

Durante a caminhada, a deputada comparou a importância desse dia com as festas de fim de ano, atribuindo ao Bonfim um peso espiritual maior de renovação.

“A festa do Bonfim é um marco no início do ano. Em Salvador, é um ritual de passagem. Você tem um réveillon, mas é no Bonfim que a gente lava as mazelas e segue em frente, mais fortes, para viver este ano novo”, analisou.

Além de cumprir o ritual de purificação, Olívia aproveitou o momento para fazer seus pedidos ao Senhor do Bonfim, focando no coletivo e na resiliência. “A gente vem para pedir paz, pedir saúde em primeiro lugar, e força para lutar, para a gente conquistar os nossos sonhos e planos”, concluiu.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia