O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido, nesta quinta-feira (15), da Superintendência da Polícia Federal para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O local, conhecido popularmente como “Papudinha”, oferece uma estrutura significativamente mais ampla do que a cela anterior.
Bolsonaro ficará detido em uma Sala de Estado-Maior, um benefício previsto em lei para determinadas autoridades e civis (como advogados). O espaço possui 54,7 metros quadrados de área interna, além de 10 metros quadrados de área externa. A dimensão é cerca de cinco vezes maior que a cela da Polícia Federal, que tinha aproximadamente 12 m².
Embora a sala tenha capacidade para comportar até quatro detentos, sendo o mesmo modelo dividido anteriormente por Anderson Torres e Silvinei Vasques, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o ex-presidente ocupe o local com exclusividade.
A acomodação na Papudinha assemelha-se a um pequeno apartamento, dividido em quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Entre as comodidades listadas pelo STF, o espaço dispõe de:
- Cama de casal;
- Chuveiro com água quente;
- Geladeira e armários;
- Televisor.
A rotina de alimentação prevê cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), com possibilidade de adaptação do cardápio devido à dieta especial seguida por Bolsonaro.
Outro diferencial é o banho de sol. Diferente dos presídios comuns, onde há horários rígidos e coletivos, o ex-presidente poderá utilizar a área externa da cela com total privacidade, sem controle de horário, inclusive para a prática de exercícios físicos.
Na Papudinha, Jair Bolsonaro terá uma casa particular completa, com cozinha, banheiro, ar condicionado, uma cama e uma mesa de trabalho.
O ex-presidente condenado por golpe de estado terá uma estada ainda mais confortável no sistema penitenciário. pic.twitter.com/rzpmFgdPMc
— William De Lucca (@delucca) January 15, 2026
Saúde e visitas na Papudinha
A segurança médica no local é reforçada. O batalhão conta com um posto de saúde equipado com dois médicos clínicos, psiquiatra, dentistas, enfermeiros, fisioterapeuta e psicólogos.
Em caso de emergência externa, o complexo está situado a 8 km da UPA de São Sebastião e a cerca de 16 km de hospitais particulares de referência em Brasília, como o DF Star e o Sírio-Libanês.
O regime de visitas segue o calendário padrão da unidade: duas vezes por semana. Visitas íntimas também são permitidas, obedecendo às regras da execução penal.