Único bloco criado por quilombolas vai homenagear Preta Gil no Carnaval do Rio

Único bloco criado por quilombolas vai homenagear Preta Gil no Carnaval do Rio

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Tânia Rêgo / Agência Brasil / Reprodução

Publicado em 14/01/2026 às 14:36 / Leia em 2 minutos

Única agremiação do Rio de Janeiro criada por quilombolas, o Bloco Rola Preguiçosa – Tarda Mas Não Falha vai homenagear a cantora Preta Gil no carnaval de 2026. A artista faleceu em julho de 2025, em decorrência de complicações de um câncer de intestino.

O bloco vai desfilar no dia 13 de fevereiro, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. A concentração será às 18h, na Rua Maria Quitéria, esquina com Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com saída prevista para as 20h. 

A ideia da homenagem partiu do diretor da agremiação, Felipe Montfort, que estudou no Colégio Andrews com a irmã de Preta, Maria Gil.

“Preta nasceu e foi criada em Ipanema, na Rua Barão da Torre. Quando ela faleceu, a gente decidiu fazer uma homenagem a ela”, contou Montfort à Agência Brasil. 

De acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro, o bloco costuma colocar entre 70 mil a 80 mil pessoas na rua.

Quilombolas

O Rola Preguiçosa é o único bloco do Rio de Janeiro originário de um quilombo, o Quilombo Sacopã, que fica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. A comunidade surgiu em 1929, quando Manoel Pinto Júnior se estabeleceu na Ladeira do Sacopã.

Mais tarde, ele trouxe de Nova Friburgo, região serrana do estado, a esposa Eva Manoela Cruz e os cinco filhos do casal. Os descendentes de Manoel Pinto Júnior adotaram a denominação de quilombolas em 1999 e, em 2005, receberam a certificação da Fundação Palmares.

Em 2014, o governo federal entregou aos moradores o título de reconhecimento de domínio sobre as terras. O Quilombo Sacopã ocupa uma área de 6,4 mil metros quadrados, parte da qual integra também o Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia