‘Fitona’ de 85 metros do Senhor do Bonfim vai enfeitar trajeto até a Colina Sagrada

‘Fitona’ de 85 metros do Senhor do Bonfim vai enfeitar trajeto até a Colina Sagrada

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 14/01/2026 às 17:56 / Leia em 2 minutos

Quem participar da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), vai encontrar uma fitona de 85 metros instalada pela Prefeitura no viaduto de acesso à Via Expressa, na Avenida Jequitaia, altura de Água de Meninos. A fita integra as novidades visuais do trajeto até a Colina Sagrada e ficará exposta durante todo o ano.

Símbolo de fé e identidade cultural de Salvador, a fitinha do Senhor do Bonfim ganha versão ampliada para compor o cenário da celebração. O local foi escolhido por sua relevância histórica e comercial, próximo ao Mercado do Peixe.

“Essa é a maior fita já feita em Salvador. Como a cidade gosta de recordes, temos agora também a maior fita do Senhor do Bonfim, com 85 metros”, disse o diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães. Segundo ele, a Prefeitura vai instalar ainda um painel com trecho do hino do Senhor do Bonfim: “A Guarda Imortal da Bahia”.

A fitinha é tradição há mais de dois séculos. Criada em 1809 como Medida do Bonfim, ela media 47 centímetros — o tamanho do braço direito da imagem do santo — e era feita em algodão ou seda, com bordados e detalhes em ouro ou prata. Hoje, as fitinhas são produzidas em pano ou nylon, com cores variadas, e formam cortinas no gradil da Basílica, sendo usadas por moradores e turistas que fazem três nós para cada pedido, mantendo segredo até que a fita se parta naturalmente.

Além de elemento de fé, a fitinha reforça o simbolismo da Lavagem do Bonfim, considerada uma das maiores festas religiosas populares da Bahia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia