Por que Lilia Cabral nunca foi Helena? Atriz chorou ao ler motivo de Manoel Carlos

Por que Lilia Cabral nunca foi Helena? Atriz chorou ao ler motivo de Manoel Carlos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 12/01/2026 às 15:31 / Leia em 2 minutos

Presença constante nas novelas de Manoel Carlos, Lilia Cabral nunca interpretou uma Helena, personagem símbolo da obra do autor, que morreu aos 92 anos. A ausência da atriz nesse papel específico tinha uma explicação clara para o escritor.

A justificativa foi revelada no documentário “Tributo – Manoel Carlos”, lançado em 2024 pelo Globoplay. Na produção, Lilia Cabral aparece visivelmente emocionada ao ler uma carta escrita por Maneco, na qual ele detalha o motivo de nunca tê-la escalado como protagonista de uma de suas tramas.

No texto, o autor explica sua escolha ao associar a atriz ao papel de antagonista. “As pessoas, muitas vezes, me perguntam: ‘por que ela nunca fez a Helena?’. Porque ela, para mim, é a antagonista ideal. Se eu boto ela de Helena, quem é a antagonista da Lilia Cabral? É difícil, você entende”, escreveu Manoel Carlos.

Na sequência da carta, Maneco reforça a força dramática da atriz nesse tipo de personagem e a dificuldade de enquadrá-la em papéis menores. “Ela é muito boa antagonista. Ela é a que combate a heroína, a rival da heroína. Ela nunca foi vilã. Ela tinha razões para ser do jeito que ela era. Então, é difícil dar uma protagonista para ela por causa disso. Então, nas minhas novelas, todas elas, ela fez quase todas, sempre se destaca. Não adianta dar papel pequeno para ela, ele fica grande.”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia