Guardiães da cultura popular do Recôncavo são homenageados com presença da ministra Margareth Menezes

Guardiães da cultura popular do Recôncavo são homenageados com presença da ministra Margareth Menezes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 12/01/2026 às 17:38 / Leia em 2 minutos

Referências vivas da cultura popular afro-baiana, oito mestres e mestras do Recôncavo da Bahia serão homenageados durante a 7ª edição do Rede Capoeira: Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia, que acontece entre os dias 16 e 18 de janeiro, nas cidades de Santo Amaro e Cachoeira.

Recebem o reconhecimento Mestre Bigo, Mestre Domingo Preto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mestre Ecinho, Mestra Dona Maninha, Mestra Dona Dalva, Mestra Dona Rita da Barquinha e Mestra Lindaura da Boa Morte, todos com trajetórias dedicadas à preservação e transmissão de saberes como a capoeira, o samba de roda e a religiosidade popular afro-brasileira.

A cerimônia oficial de premiação acontece na sexta-feira (16), às 17h, em Cachoeira, com a entrega do Troféu Sankofa, símbolo africano que representa a valorização da memória ancestral e a conexão entre passado, presente e futuro. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da presidenta da Funarte, Maria Marighella.

A programação tem início em Santo Amaro e segue para Cachoeira no mesmo dia. Ao longo dos três dias, o público poderá acompanhar vivências com mestres da cultura popular, ações griô, oficinas, rodas de capoeira, samba de roda, maculelê, shows, feira de economia criativa e vila gastronômica, além de manifestações tradicionais do Recôncavo.

O Rede Capoeira 2026 também reúne mestres da capoeira do Brasil e do exterior, pesquisadores e intelectuais, fortalecendo o diálogo entre ancestralidade, memória e produção cultural contemporânea, reafirmando a importância do Recôncavo como território fundamental da cultura brasileira.

Serviço

7ª Rede Capoeira – Heróis Populares – Edição Especial Recôncavo da Bahia

Quando: 16 a 18 de janeiro de 2026

Onde: Santo Amaro e Cachoeira

Entrada: Gratuita

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia