As vitórias de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro aumentam as expectativas de chances no Oscar, marcado para 15 de março. Na premiação de ontem, o longa de Kleber Mendonça Filho ganhou os troféus de melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator de drama, pela atuação de Wagner Moura.
A cronologia das indicações e premiações influencia constantemente os possíveis resultados. Por exemplo: após o Festival de Cannes, a Variety, revista especializada em cinema, apostou que Wagner Moura seria eleito melhor ator no Oscar de 2026. Mas quando o brasileiro não recebeu indicação no SAG Awards, a revista retirou a aposta.
A não indicação de Wagner ao SAG é um indicativo um tanto desanimador, já que a maioria dos votantes do Oscar são atores. No ano passado, Fernanda Torres também não foi indicada ao SAG e, embora tenha sido indicada ao Oscar de melhor atriz, não levou a estatueta. Há de se fazer a ressalva que o SAG não indicou ninguém que atuasse em outro idioma que não inglês.
Agora, com as vitórias no Globo de Ouro, sites especializados voltam a subir tanto “O Agente Secreto” quanto Wagner no seu ranking de apostas. O Golden Derby aponta “O Agente Secreto” como vencedor do prêmio de melhor filme internacional, e nas indicações na categoria de melhor filme e de melhor ator.
Como o Globo de Ouro divide as premiações entre drama e comédia, os atores tem o dobro de chance de serem ao menos indicados. Com Wagner levando o prêmio em drama, um dos seus principais concorrentes se torna Timothée Chalamet, que levou o prêmio de melhor ator em filme de comédia por sua atuação em “Marty Supreme”. Os premiados do SAG Awards serão anunciados em 1º de março, e se Chalamet ganhar o prêmio, as chances do brasileiro diminuem.
Os votantes de cada premiação também são diferentes. Enquanto grande parte da Academia que vota o Oscar é formada por artistas, jornalistas e críticos de cinema são os votantes do Globo de Ouro. O grupo hoje inclui 334 profissionais de imprensa de 85 países que escrevem sobre cinema e sobre Hollywood, e não apenas em Los Angeles —do mundo todo. E os números de cada premiação também variam. Se o Globo de Ouro tem centenas de votantes, o Oscar tem cerca de 10 mil membros.
Mesmo com essas diferenças, o Globo de Ouro impacta as decisões do Oscar. A premiação do início do ano dá uma visibilidade enorme e acaba influenciando os membros da Academia.
Enquanto existem alguns percalços no caminho de Wagner Moura, o prêmio de melhor filme internacional parece mais próximo. As vitórias no Critics Choices e no Globo de Ouro são ótimos termômetros para “O Agente Secreto”.