Conheça Sandra Delgado, esposa de Wagner Moura e artista visual baiana

Conheça Sandra Delgado, esposa de Wagner Moura e artista visual baiana

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Mike Blake/Reuters

Publicado em 12/01/2026 às 10:25 / Leia em 2 minutos

Natural de Salvador, Sandra Delgado é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), fotógrafa, documentarista e roteirista. Atualmente, ela vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Neste domingo (11), Sandra acompanhou o marido, Wagner Moura, na cerimônia do Globo de Ouro 2026, em que o ator fez história ao vencer o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama por “O Agente Secreto”. Foi a primeira vez que um brasileiro conquistou a categoria.

Casados desde 2001, Sandra Delgado e Wagner Moura são pais de Bem, Salvador e José.

Como artista visual, Sandra tem a fotografia como principal meio de expressão, mas também desenvolve trabalhos com gravura, vídeo, projeção e áudio, sobretudo em instalações. Formou-se em Comunicação Social e Jornalismo em 1998 e concluiu pós-graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, pela UCAM-RJ, em 2001. Entre 2011 e 2015, realizou pesquisa autoral na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

No início da carreira, entre 1999 e 2001, trabalhou como assistente do fotógrafo Mario Cravo Neto, em Salvador. Em seguida, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou como fotógrafa e editora de fotografia do Portal Viva Favela, projeto de jornalismo comunitário da ONG Viva Rio, entre 2002 e 2006. O trabalho rendeu exposições no FotoRio e, em 2006, o coletivo recebeu o Prêmio de Direitos Humanos e Fotografia Documental da Open Society Institute/Fundação Soros.

Em 2016, integrou a Escuela FLORA, programa de estudos em arte contemporânea sediado em Bogotá, na Colômbia. Dois anos depois, seu projeto “Objetos da Memória” abriu o Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, com uma instalação composta por retratos, objetos biográficos e depoimentos em áudio.

Como roteirista, assinou em 2021 a série de drama histórico “Maria Bonita”. Já como documentarista, desenvolve projetos voltados à preservação da memória e trajetória de artistas brasileiros. Entre 2008 e 2010, realizou as filmagens da série documental “Terceiro Sinal”, exibida pelo canal GNT em 2015.

Em dezembro, Sandra Delgado e Wagner Moura estiveram em Salvador para as festas de fim de ano.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia