A BYD do Brasil informou que o SUV híbrido plug-in Song Plus passará a ser produzido no complexo industrial da marca em Camaçari, na Bahia, ainda em 2026. Segundo a empresa, o modelo será fabricado inicialmente com as mesmas configurações atualmente oferecidas no mercado brasileiro. A decisão integra a estratégia de nacionalização da produção dos veículos mais vendidos da montadora no país.
Com a inclusão do Song Plus, o SUV será o quarto modelo a sair da linha de montagem da fábrica baiana, que já produz os modelos BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro. Em pouco mais de 60 dias de operação, a unidade já alcançou uma produção próxima de 20 mil veículos.
A empresa afirmou que segue ampliando seus investimentos no estado para viabilizar a produção em larga escala e atender à crescente demanda por modelos como o Song Plus. A BYD também destacou que o veículo continuará sendo comercializado em outros mercados internacionais, apesar de ter sido substituído na China, onde a estratégia da marca difere em razão das particularidades do mercado local.
O vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto, Alexandre Baldy, comentou a decisão. “Seguimos construindo a marca que vai ser a líder de vendas no Brasil e estamos cumprindo uma agenda já prevista de nacionalizarmos a produção dos nossos best-sellers. Trazer o Song Plus para a Bahia é um movimento natural e, mercadologicamente falando, de total sentido para as nossas estratégias de longo prazo com o país. Cada vez mais aumentando a nossa gama de fornecedores brasileiros e gerando mais empregos e oportunidades regionalmente”, afirmou.
A montadora informou ainda que, ao longo de 2026, seguirá anunciando novos lançamentos e a ampliação da produção local, conforme o avanço das obras no complexo industrial de Camaçari.
Sobre os investimentos, Alexandre Baldy detalhou que parte significativa dos recursos já foi aplicada. “Dos nossos R$ 5,5 bilhões de investimentos para essa fase das construções, mais de R$ 3 bilhões já foram aplicados. Além disso, temos planos de aumentar o aporte investido, já mirando nossos planos, justamente para alcançar a meta de 600 mil unidades por ano. Agradecemos a confiança do consumidor brasileiro e garantimos que os mais queridinhos da nossa linha continuarão a ser vendidos por aqui”, concluiu.