Aeroporto de Salvador é o primeiro das Américas a conquistar certificação máxima de zero carbono

Aeroporto de Salvador é o primeiro das Américas a conquistar certificação máxima de zero carbono

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 13/11/2025 às 17:38 / Leia em 2 minutos

O Aeroporto de Salvador, membro da VINCI Airports, tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil e das Américas a conquistar o Nível 5 da Airport Carbon Accreditation (ACA), o mais alto reconhecimento mundial em gestão de carbono para aeroportos. A certificação, concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos, reconhece que o terminal atingiu emissões líquidas zero nos Escopos 1 e 2, além de firmar o compromisso de alcançar emissões líquidas zero no Escopo 3, por meio da colaboração com parceiros e demais partes interessadas.

Com sete níveis de certificação (1, 2, 3, 3+, 4, 4+ e 5), a Airport Carbon Accreditation é atualmente o principal programa internacional de sustentabilidade aeroportuária. O Nível 5, mais elevado da certificação, estabelece rigorosos padrões de gestão ambiental, exigindo não apenas a neutralização das emissões, mas também o engajamento ativo de todo o ecossistema aeroportuário na adoção de práticas sustentáveis.

“Essa conquista reafirma a posição do Salvador Bahia Airport como referência na agenda ambiental da aviação latino-americana. Alcançar o Nível 5 é resultado de um trabalho contínuo e colaborativo, que envolve inovação, engajamento e um compromisso genuíno com o futuro do planeta. É um reconhecimento internacional da força das nossas práticas e do papel que desempenhamos na transformação das operações aeroportuárias em um modelo mais sustentável”, destaca Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia