A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, foi homenageada nesta sexta-feira (5) com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A indicação partiu da deputada Ludmilla Fiscina (PV) e reconhece a contribuição da gestora para a educação, a ciência e o desenvolvimento social do estado.
Ao chegar ao plenário, Joana Angélica foi recebida com samba, conduzida pelo grupo Roda de Samba do Centro Urbano da Federação, e aplaudida de pé.
Reconhecimento
Durante o discurso, a deputada Ludmilla Fiscina exaltou a trajetória da reitora e destacou a relevância de sua atuação na consolidação da UFSB como espaço de inclusão e inovação. “A Comenda 2 de Julho é um justo reconhecimento a uma mulher que dedicou sua vida à educação pública. Joana Angélica é uma inspiração, mostrando que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade”, afirmou.
A entrega da honraria foi feita pela própria deputada ao lado do professor Márcio Carvalho, marido da reitora.
Um vídeo institucional exibido durante a solenidade reuniu depoimentos de amigos e colegas, reforçando a importância simbólica da presença de mulheres negras em posições de liderança e poder.
Emocionada, Joana Angélica relembrou sua trajetória e reforçou a educação como motor de transformação social. “Através da educação, podemos andar por caminhos nunca antes imaginados. A minha sorte é que encontrei muitos cúmplices pelo caminho”, disse, agradecendo o apoio recebido ao longo da carreira.
Ela também destacou o papel da UFSB em promover acesso, diversidade e inclusão no ensino superior, lembrando que a universidade, criada há apenas 10 anos, já atende mais de 6 mil alunos em 46 cursos de graduação e 10 de pós-graduação nos campi de Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Trajetória
Nascida em Itajuípe, Joana Angélica mudou-se aos 15 anos para Salvador, onde começou sua formação no antigo Ifba. Graduou-se em Geologia pela UFRGS, fez mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Ufba e obteve o doutorado em Engenharia Ambiental e Florestal pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Foi uma das articuladoras da criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e participou ativamente da implantação da UFSB. Em 2022, tornou-se a primeira mulher negra eleita reitora da universidade, cargo que ocupa atualmente em seu segundo mandato.
Além da gestão, Joana Angélica é referência em pesquisas sobre racismo ambiental e inclusão social, consolidando-se como uma das vozes mais importantes da educação pública no país.
A sessão solene contou com a presença das reitoras da UFRB, Georgina Gonçalves; da Uneb, Adriana Marmori; e da Uefs, Amali Mussi, além da procuradora federal Roberta Rabelo e da defensora pública Raquel Malta. Também participaram o deputado federal Jorge Solla (PT), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), o secretário de Ciência e Tecnologia Marcius Gomes e a secretária de Promoção da Igualdade Racial Ângela Guimarães.