A União Europeia anunciou nesta quinta-feira (4) que o Brasil está oficialmente livre da gripe aviária, autorizando a retomada gradual das importações de carne de frango.
A decisão foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e representa um passo importante para o setor, já que o bloco europeu é o sétimo maior comprador do produto brasileiro.
Maior exportador de frango do mundo, o Brasil tem na China seu principal mercado. Com a decisão da UE, o país asiático passa a ser o único grande destino a manter restrições à carne de frango de todo o território nacional.
O Brasil declarou-se livre da doença no dia 18 de junho, após 28 dias sem novos registros em granjas. O prazo começou a ser contado em 22 de maio, logo após a desinfecção da granja de Montenegro (RS), onde foi detectado o primeiro e único foco de gripe aviária em aves comerciais no país.
Além da União Europeia, outros 16 países já haviam retirado as restrições ao frango brasileiro, incluindo o Japão, terceiro maior comprador, e o Iraque, nono da lista.
Mercados ainda com restrições
Segundo o Ministério da Agricultura, ainda mantêm restrições totais à carne de frango brasileira países como China, Canadá, Malásia, Paquistão e Timor-Leste.
Outros impõem barreiras regionais, como Rússia, Ucrânia, Omã e nações da Ásia Central, que restringem apenas produtos oriundos do Rio Grande do Sul.