Símbolos de ancestralidade e resistência, o Olodum e o Ilê Aiyê serão os grandes destaques do “Festival AfroRaízes – Alaíde do Feijão”, que acontece no próximo dia 11 de outubro, a partir das 13h, na Praça das Artes, no Pelourinho. Idealizado por Taíse Santos, neta da cozinheira que se tornou referência na luta antirracista e pela igualdade de gênero, o evento visa promover um espaço de valorização da força da mulher negra e do afroempreendedorismo e de construção do futuro.
A programação inclui cortejo percussivo, tributos à música popular e de matriz africana, feira de afroempreendedorismo e economia criativa e exibição de documentário em homenagem a Alaíde do Feijão, que faleceu em 2022, em decorrência de complicações da Covid-19. Também agitarão o evento importantes atrações musicais como Juliana Ribeiro, Gal do Beco, Aloísio Menezes e mais.
Além de promover e preservar a cultura afro-brasileira através da arte, música, gastronomia e oralidade, o AfroRaízes também tem como objetivo apoiar a revitalização do Restaurante Alaíde do Feijão, fortemente impactado pela pandemia e pela morte da fundadora, e contribuir para a criação do Instituto Alaíde do Feijão. Os ingressos custam R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia) e podem ser adquiridos através da plataforma Sympla. As entradas dão direito à camisa oficial do Festival e feijoada assinada pelo Restaurante Alaíde do Feijão.