O mercado imobiliário de Salvador vive um momento histórico. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), a capital baiana registrou o maior volume de vendas dos últimos 14 anos, superando inclusive o aquecimento de 2011.
Nos últimos 12 meses, foram comercializadas 10.454 unidades, o que representa um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. Somente no primeiro semestre de 2025, as vendas de unidades verticais cresceram 20% na comparação com os seis primeiros meses de 2024.
Outro dado relevante é o estoque: Salvador tem atualmente 5.316 unidades disponíveis, com projeção de absorção em apenas seis meses. Esse número é inferior à média nacional, que gira em torno de sete meses e meio.
O cenário de alta demanda e baixa oferta impulsionou a valorização dos imóveis. Em média, os preços subiram 14%, com destaque para as unidades compactas, que tiveram alta de 20%, e para os imóveis de super luxo, que registraram valorização de 16%.

Levantamento foi apresentado na última quarta-feira (3)
“Esses números refletem a crescente segurança da sociedade em investir em imóveis, um ativo sólido e de longo prazo. Estamos testemunhando uma demanda robusta que nos impulsiona a pensar o setor com ainda mais foco em sustentabilidade e desenvolvimento urbano consciente, garantindo que o crescimento beneficie toda a cidade”, diz Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA.
“Salvador está se apresentando de forma extremamente positiva quando comparada a outras capitais do país. A combinação de um mercado aquecido, com recordes de vendas e um estoque enxuto, demonstra a força e o potencial da cidade para o segundo semestre. As unidades studio e de 1/4, em particular, continuam a atrair compradores devido ao seu ticket médio mais acessível e à excelente localização que esses empreendimentos costumam oferecer. Observamos também um crescimento notável nas unidades de alto padrão, que alcançaram o maior percentual de vendas desde janeiro, representando 4,1% do total”, contextualiza Fabio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, empresa responsável pelo levantamento.
Com os novos números, Salvador se consolida como um polo de atração para investimentos imobiliários, com um mercado dinâmico, seguro e promissor, marcado pela valorização do patrimônio e pelo potencial de crescimento sustentável.