A pesquisadora e empreendedora ambiental Anna Luísa Beserra Santos, 27 anos, recebeu nesta quinta-feira (4) a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A cerimônia aconteceu no plenário Orlando Spínola e foi proposta pelo deputado Antonio Henrique Júnior (PP), em reconhecimento ao impacto social da Aqualuz, tecnologia criada por Anna que trata água usando apenas a luz solar.
A sessão foi conduzida pelo deputado Robinson Almeida (PT), que representou o autor da proposta. Em discurso, ressaltou que a honraria é um símbolo do reconhecimento da ALBA ao espírito de luta e inovação da homenageada, comparando o legado da Independência da Bahia às batalhas contemporâneas por saúde, água potável e justiça social.
Envolta pela bandeira da Bahia, Anna foi recebida com aplausos e emocionou o plenário ao afirmar que sua trajetória é inspirada em figuras históricas como Maria Felipa e Joana Angélica. “A água não é favor, a água é eternidade. O acesso à água é um direito fundamental, uma questão de dignidade humana”, declarou.
A entrega da comenda foi feita por seu marido, Lucas Ayres, e a filha, Luna. Em fala emocionada, Ayres destacou a persistência da cientista, lembrando das noites de estudos e dos obstáculos superados para transformar uma ideia em solução real.
Representantes de comunidades beneficiadas pela Aqualuz reforçaram o impacto social da tecnologia. Wellington Pacífico, do Instituto Mãe Bernadete, destacou que a chegada da solução reduziu drasticamente doenças como a amebíase. Já Maria Carla Lopes, da Fundação Luís Eduardo Magalhães, ressaltou a parceria no programa Mais Água Boa, que prevê a instalação de 40 unidades do sistema integrado de tratamento de água de chuva no semiárido baiano.
A mesa de honra contou ainda com representantes do Governo do Estado, do Exército e de organizações sociais.