Restaurante no Rio comandado por chef baiano conquista o 1º lugar em premiação gastronômica

Restaurante no Rio comandado por chef baiano conquista o 1º lugar em premiação gastronômica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia com informações do jornal O Globo

Agência O Globo

Publicado em 16/08/2025 às 16:04 / Leia em 3 minutos

O restaurante Dois de Fevereiro, com cozinha comandada pelo baiano João Diamante, acaba de conquistar o 1º lugar na categoria Restaurante Brasileiro do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que reconhece os melhores endereços da culinária carioca. A casa superou nomes consagrados, como o Sud, O Pássaro Verde, da premiada chef Roberta Sudbrack, e o Sofia, da chef Kátia Barbosa, que ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente.

Localizado no Largo de São Francisco da Prainha, região histórica do Rio de Janeiro marcada pela cultura negra, o restaurante presta homenagem a Iemanjá, com desenhos nas paredes, elementos de oferendas e até um espelho no banheiro que remete à orixá. De ambiente simples, com mesas na calçada, o espaço é do agitador cultural Raphael Vidal, que também lidera os bares Casa Porto e Bafo da Prainha no mesmo endereço.

A consagração atual do Dois de Fevereiro, no entanto, tem assinatura do chef baiano criado no Andaraí, que entrou como sócio no ano passado e reformulou o menu. Com passagens pela França e reconhecimento internacional pelo projeto social Diamantes na Cozinha, que já lhe rendeu o chamado “Oscar da Gastronomia” em Las Vegas, Diamante celebra suas raízes nos sabores que leva à mesa.

Raphael Vidal acertou ao convidar o baiano João Diamante para projeto | Foto: Lipe Borges

O cardápio é estruturado como uma jornada, dividido em capítulos. Entre as entradas, o destaque é o vinagrete de polvo com fatias de pastel. O tradicional bobó de camarão aparece tanto como prato principal individual e para dois quanto em forma de recheio das coxinhas. As moquecas baianas, servidas com arroz, pirão e farofa de dendê, têm versões de peixe com camarão ou banana-da-terra com palmito.

De sexta a domingo, a casa serve feijoada completa com carne-seca e verduras ou vegana, feita com maxixe, abóbora e quiabo. Outro prato emblemático é a picanha de sol com baião de dois. Na ala das sobremesas, o público encontra opções como a xícara de cocada mole com farofa de paçoca e o bolo molhado de coco com sorvete de dendê, creme de milho e milho crocante.

O Prêmio Rio Show de Gastronomia, realizado anualmente, reúne um júri especializado formado por jornalistas e gourmands que percorrem a cena gastronômica da cidade. Ao todo, foram eleitos os melhores estabelecimentos em 18 categorias, incluindo Chef do Ano, Chef Revelação, Melhor Contemporâneo, Peixes e Frutos do Mar, Carne, Pizza, Boteco e Café da Manhã.

Leia também: Onde o Rio é mais Bahia: conheça restaurante na Pequena África, comandado por premiado chef baiano

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia