Cientistas japoneses desenvolveram uma nova fibra óptica capaz de transmitir mais de 125 mil gigabytes por segundo a uma distância de 1.802 quilômetros, estabelecendo o novo recorde de velocidade da internet mundial.
O feito foi anunciado durante a Conferência de Comunicação por Fibra Óptica (OFC 2025).
Para se ter uma ideia do salto tecnológico, a média da internet banda larga no Brasil gira em torno de 236 megabits por segundo. Com a nova tecnologia japonesa, a conexão é 4,25 milhões de vezes mais rápida — e 3,5 milhões acima da média dos Estados Unidos.
Em termos práticos, seria possível baixar os mais de 946 bilhões de páginas do Internet Archive em menos de 4 minutos.
Recorde
O segredo está em um cabo com 0,127 milímetros de diâmetro, igual ao de uma fibra tradicional, mas que contém 19 fibras ópticas individuais em seu interior. Isso permite multiplicar a capacidade de transmissão de dados sem modificar a infraestrutura existente, aproveitando os canais de distribuição atuais.
Além disso, o novo cabo apresenta alta estabilidade em longas distâncias, sofrendo menos interferência luminosa, um dos principais vilões da perda de dados em sistemas ópticos convencionais.
O avanço, segundo o Laboratório de Redes Fotônicas do Instituto Nacional do Japão para Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT), pode transformar desde o consumo de filmes e séries em altíssima qualidade até áreas mais complexas, como inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).