Hospital baiano gerido pelo Einstein atinge o marco de mil cirurgias de coluna e promove evento inédito em Salvador

Hospital baiano gerido pelo Einstein atinge o marco de mil cirurgias de coluna e promove evento inédito em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 08/07/2025 às 10:06 / Leia em 3 minutos

Gerido pelo Einstein Hospital Israelita, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia alcançou, nesta semana, a marca de mil cirurgias de coluna, realizadas em pouco mais de um ano de atuação. Na unidade pública, cerca de 500 pacientes são atendidos mensalmente no ambulatório da especialidade. As principais demandas são relacionadas a doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco e estenose do canal vertebral, deformidades e fraturas.

“Atingir o marco de mil cirurgias de coluna em tão pouco tempo mostra o compromisso da equipe com a excelência no cuidado e com a ampliação do acesso da população a esse tipo de procedimento. Estamos falando de intervenções que mudam vidas e reduzem significativamente o sofrimento dos pacientes”, afirma Matheus Azi, gerente médico do hospital.

A milésima paciente atendida pelo serviço veio da cidade de Barreiras, distante 860 km da capital, e tem 18 anos. Ela apresentava um desalinhamento nos ombros e quadris, além de alterações posturais. A intervenção teve como objetivo principal aliviar a dor e evitar a progressão da curvatura. “Descobrimos a escoliose em 2022 e, desde então, a gente sonha com um futuro em que ela possa viver com maior liberdade. Essa cirurgia trouxe esperança para toda a nossa família”, afirmou a mãe da jovem.

Primeiro simpósio sobre o tema em Salvador

Para promover a troca de conhecimento entre profissionais da área, o Hospital Ortopédico realiza, nos dias 15 e 16 de agosto, o I Simpósio de Cirurgia da Coluna, em parceria com o Einstein. O evento, inédito na região, será realizado em Salvador e reunirá alguns dos principais especialistas do país, incluindo nomes com atuação internacional.

O simpósio, que marca a estreia de um evento dedicado exclusivamente à cirurgia da coluna no Estado, tratará sobre os principais conceitos relacionados às doenças da coluna vertebral, com foco nas inovações tecnológicas que vêm transformando a prática cirúrgica. Entre os temas em destaque estão cirurgia endoscópica, cirurgia robótica, técnicas com navegação assistida e abordagens minimamente invasivas.

“Um evento como esse fortalece a nossa capacidade de oferecer uma medicina de ponta, impulsiona o intercâmbio de conhecimento e consolida a Bahia como referência em medicina especializada. É um ganho para toda a população baiana”, destaca Matheus Azi.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia