Da Bahia para o mundo: estudantes de Bom Jesus da Lapa participam de congresso internacional na Colômbia

Da Bahia para o mundo: estudantes de Bom Jesus da Lapa participam de congresso internacional na Colômbia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 10/06/2025 às 16:43 / Leia em 2 minutos

As estudantes Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão em Bogotá, na Colômbia, onde apresentam o projeto “O avatar e os objetivos de desenvolvimento sustentável: estratégia para o ensino de Geografia no Médio São Francisco, Bahia, Brasil” na 10ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO 2025).

O trabalho, orientado pelo professor Mateus Costa, une elementos da animação avatar, conceitos geográficos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na realidade socioambiental do Médio São Francisco.

Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, ambas de 16 anos e estudantes da 2ª série, consideram a viagem um sonho que está se realizando. “Sem dúvidas, não imaginava vivenciar essa experiência única, que nos incentiva a continuar no caminho dos estudos”, revela Maísa.

São 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, que visam guiar as políticas públicas e ações de desenvolvimento em todo o mundo, até 2030. A proposta das estudantes se alinha ao ODS 15 sobre a vida terrestre e traz reflexões urgentes sobre o uso dos recursos naturais. Ao longo de 2024, as alunas e demais participantes do projeto na escola investigaram as relações entre cultura, meio ambiente e geografia, utilizando a linguagem audiovisual como estratégia didática.

“Sempre incentivo os estudantes a estarem atentos às oportunidades para que entendam que é possível, através da educação, galgar espaços que, muitas vezes, foram negados historicamente e continuam sendo”, ressalta o professor.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia