Emmanuel Macron manda recado para Lula: ‘Vamos escrever a próxima página juntos?’

Emmanuel Macron manda recado para Lula: ‘Vamos escrever a próxima página juntos?’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 29/05/2025 às 11:32 / Leia em 2 minutos

O presidente da França, Emmanuel Macron, usou as redes sociais para enviar uma mensagem direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às vésperas da visita oficial do chefe de Estado brasileiro ao país europeu.

Macron escreveu: “Caro Lula, vamos escrever a próxima página juntos? Neste ano em que celebramos os 10 anos do Acordo de Paris e antes da COP30 em Belém, vamos mobilizar juntos, em Nice, a comunidade internacional pelos oceanos e pelo clima.”

A publicação foi feita no X e também no Instagram, acompanhada de uma imagem com as bandeiras de Brasil e França e um aperto de mãos.

A viagem de Lula tem início na próxima quarta-feira (4) e inclui passagem por quatro cidades: Paris, Toulon, Nice e Lyon, com agenda intensa que mistura política, clima, cultura e diplomacia.

Além da visita de Estado, Lula participará da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (Unoc), em Nice. 

Outro ponto importante da viagem será a possível reunião de Lula com Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco. O presidente brasileiro deve tratar da urgência de uma regulação global das redes sociais para conter a desinformação e o avanço dos discursos de ódio, tema que a própria Unesco já vem pautando em conferências e relatórios recentes.

Embora ainda estejam em andamento as negociações para definir os compromissos oficiais em Paris, fontes do governo indicam que há um número elevado de pedidos para encontros com o presidente brasileiro durante sua estada na capital francesa.

A visita ocorre em um momento de estreitamento das relações entre Brasil e França. No ano passado, Macron esteve duas vezes em território brasileiro: em março, passou por Belém, São Paulo, Itaguaí e Brasília; e, em novembro, participou da cúpula do G20. Na ocasião, foi condecorado com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e assinou acordos de cooperação em áreas estratégicas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia