Ícone da arquitetura eclética de Salvador, prédio da Junta Comercial passa por requalificação

Ícone da arquitetura eclética de Salvador, prédio da Junta Comercial passa por requalificação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 22/05/2025 às 16:57 / Leia em 2 minutos

Com investimento de mais de R$ 9 milhões, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza a obra de requalificação do prédio histórico da Junta Comercial do Estado da Bahia. Situado no bairro do Comércio, em Salvador, o edifício é considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura eclética na região.

As intervenções visam garantir o uso do espaço, sem descaracterizar sua essência arquitetônica, e incluem desde a demolição de estruturas comprometidas, até a implantação de sistemas modernos de infraestrutura elétrica, lógica, hidrossanitária e de climatização. Entre os serviços realizados, estão escavações para construção de cisternas e poço de elevador, montagem de escadas metálicas, instalação de forros de gesso e pisos em granito, impermeabilização das áreas molhadas e fachadas, recuperação de elementos arquitetônicos e decorativos, além de pintura e acabamentos com materiais de alta durabilidade.

Um dos destaques do processo foi a atenção dada à valorização da fachada histórica, com a restauração de rebocos, sacadas, balaústres e demais elementos originais que compõem o estilo eclético do prédio. A obra também contou com a instalação de redes de condicionadores de ar e modernização dos sistemas internos, tornando o edifício mais funcional e adaptado às necessidades atuais.

Para o diretor do Ipac, Marcelo Lemos, “investir na conservação de edifícios como o da Junta Comercial é reafirmar o compromisso do Estado com a memória e a identidade do povo baiano. A revitalização garante o uso adequado desses espaços e contribui para o desenvolvimento urbano com respeito ao patrimônio histórico”, afirma. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia