Com investimento de mais de R$ 9 milhões, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, realiza a obra de requalificação do prédio histórico da Junta Comercial do Estado da Bahia. Situado no bairro do Comércio, em Salvador, o edifício é considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura eclética na região.
As intervenções visam garantir o uso do espaço, sem descaracterizar sua essência arquitetônica, e incluem desde a demolição de estruturas comprometidas, até a implantação de sistemas modernos de infraestrutura elétrica, lógica, hidrossanitária e de climatização. Entre os serviços realizados, estão escavações para construção de cisternas e poço de elevador, montagem de escadas metálicas, instalação de forros de gesso e pisos em granito, impermeabilização das áreas molhadas e fachadas, recuperação de elementos arquitetônicos e decorativos, além de pintura e acabamentos com materiais de alta durabilidade.
Um dos destaques do processo foi a atenção dada à valorização da fachada histórica, com a restauração de rebocos, sacadas, balaústres e demais elementos originais que compõem o estilo eclético do prédio. A obra também contou com a instalação de redes de condicionadores de ar e modernização dos sistemas internos, tornando o edifício mais funcional e adaptado às necessidades atuais.
Para o diretor do Ipac, Marcelo Lemos, “investir na conservação de edifícios como o da Junta Comercial é reafirmar o compromisso do Estado com a memória e a identidade do povo baiano. A revitalização garante o uso adequado desses espaços e contribui para o desenvolvimento urbano com respeito ao patrimônio histórico”, afirma.