Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (20), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) foi homenageado pela Presidência da República com a insígnia da Ordem do Mérito Cultural 2025. O reconhecimento, dado também a outros baianos, foi entregue ao diretor e fundador da companhia, Vavá Botelho, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A atriz Glória Pires fez questão de prestigiar o evento e celebrar, pessoalmente, a conquista do amigo de longa data. Admiradora do trabalho do Balé Folclórico da Bahia, Glória mantém uma relação de afeto e respeito com a companhia, cuja trajetória acompanha e valoriza há anos.

Vavá recebeu honraria de Lula e Margareth Menezes | Foto: Divulgação
A atriz é a diretora do documentário que conta a história do BFB, companhia que celebra 37 anos de trajetória. As gravações do documentário, que já foram realizadas em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, incluem depoimentos de figuras como Carlinhos Brown e Daniela Mercury.
Criado em 1988, o Balé Folclórico da Bahia é um dos mais importantes representantes da cultura afro-brasileira no mundo. Em 37 anos de história, o grupo já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades, levando ao público a força, a beleza e a ancestralidade das manifestações populares da Bahia.

Vavá aproveitou pra tietar Gilberto Gil, que prestigiou a esposa, Flora, também homenageada | Foto: Divulgação
O reconhecimento chega em um momento especial: a companhia se prepara para embarcar em nova turnê nacional e internacional, com apoio institucional do Palacete Tira-Chapéu, de agosto a outubro.
Ver essa foto no Instagram