Com direção artística de Paulo Silvestrini e escrito pela baiana Manuela Dias, o remake de Vale Tudo segue repercutindo e gerando debates sobre temas importantes. No capítulo que foi ao ar nesta segunda-feira (19), a trama trouxe um momento em que a vilã Odete Roitman (Debora Bloch) reproduz uma fala racista contra Maria de Fátima (Bella Campos).
Na cena, Celina (Malu Galli) diz que está surpresa com a irmã que implicou tanto com Solange Duprat (Alice Wegmann) para agora aprovar a filha de Raquel (Taís Araujo). Foi então que Odete respondeu: “Você acha que não vi? Eu não sou cega, mas fazer o quê? A mocinha Duprat é branca, mas é uma insolente. Ia me criar problema o resto da vida se firmasse uma relação com o Afonso. Todo mundo pode ter sua função, Celina. O que importa é que as pessoas façam o que eu quero. E ela nem é tão preta assim”.
Em uma rede social, Manuela comentou sobre a cena em questão e as atitudes da vilã. “Primeiro a gente faz amar para depois…Vrau”, escreveu ela. A autora ainda compartilhou a repercussão que o diálogo tem gerado entre o público. “Quando saíram as primeiras notícias sobre o elenco de Vale Tudo, tinha muita gente falando que a Odete jamais aceitaria uma nora negra, como se não fosse possível isso acontecer e ela continuar sendo racista… esse pequeno diálogo desenhou o que acontece muito na realidade”, disse um seguidor. “A genialidade da Manuela Dias foi fazer a gente gostar da Odete. Muitas vezes, o preconceito não veste uma vilania óbvia. Às vezes, está em um amigo próximo, naquela tia divertida que você chama de ‘loba’, nos nossos pais e até em nós mesmos”, opinou outra.