O Padre Fábio de Melo se pronunciou após passar por uma situação polêmica em uma cafeteria em Joinville, em Santa Catarina. De acordo com o religioso, ele teria se sentido desrespeitado, como consumidor, ao perceber que o valor cobrado por dois potes de doce de leite era diferente do informado na prateleira. O episódio resultou na demissão do gerente do estabelecimento, Jair Rosa, que nega a acusação.
“Lamento muito que ele tenha sido demitido, não sei o histórico dele, como ele liderava a loja. Só dei o testemunho que nenhum estabelecimento comercial está acima da Lei do Direito do Consumidor, nenhum gerente tem o direito de decidir qualquer coisa que contrarie isso (…) Não tenho nenhuma necessidade de mentir. Já que ele menciona as câmeras de segurança para dizer que não houve desrespeito, ele tem dito que eu nem vi o preço do doce de leite. Peguem as mesmas câmeras e vão ver que quem foi até a estante pegar o doce de leite fui eu”, disse.
Fábio de Melo ressaltou ainda que Melo disse que ele e o gerente não trocaram nenhum palavra e que o desrespeito ao qual se referiu foi o de que o preço precisaria ser honrado por conta de Lei do Direito do Consumidor. “Ele não trocou nenhuma palavra comigo, nem eu com ele. Ele veio e falou alto, para todo mundo ouvir, ‘o preço é esse. Quem quiser levar, que leve, não posso mudar no meu sistema’. Foi só isso que aconteceu”, afirmou.