As chuvas em Salvador nas duas primeiras semanas de maio ultrapassaram em 11% a média histórica prevista para o mês inteiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 338 mm de precipitação até esta quinta-feira (15), enquanto o volume esperado era de 302,2 mm.
O contraste com abril é expressivo, uma vez que, no mês passado, a capital baiana teve um déficit de 59% no volume de chuvas. Foram apenas 118,2 mm acumulados, bem abaixo da média de 284,9 mm para o período.
Desde o início de maio, Salvador enfrenta a segunda frente fria, que atinge também outras regiões do estado. O alerta do Inmet foi emitido na última terça-feira (13) e segue válido até esta sexta-feira (16), com quase 50 municípios em situação de “perigo potencial” para chuvas intensas.
Mesmo menos intensa que a anterior, a nova frente fria provocou transtornos entre a noite de quarta (14) e a madrugada de quinta (15). Houve alagamentos em áreas como Sete Portas e na Avenida Octávio Mangabeira, na orla do Costa Azul. Na Boca do Rio, dois veículos foram destruídos após o desabamento de um muro.
A previsão do tempo para os próximos dias indica continuidade das instabilidades. Nesta sexta-feira (16), o tempo segue nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, variando entre 22 °C e 26 °C.
No sábado (17), há previsão de pancadas de chuva e temperaturas entre 23 °C e 27 °C. Já o domingo (18) deve ter muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas, com máxima de 28 °C.