Formado em Salvador, o grupo BaianaSystem tem se consagrado cada vez mais como um dos grandes fenômenos da música brasileira. Em setembro, a banda promete fazer o público ferver com o espetáculo inédito “Lundu Rock Show”, uma conexão entre os álbuns “O Mundo Dá Voltas” e “O Futuro Não Demora”. A apresentação acontecerá no primeiro dia do festival Doce Maravilha, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Com raízes na música afro baiana e nas manifestações populares de rua, o novo show traz ao palco um BaianaSystem em sua expressão mais catártica, folk e rock, equilibrada em sua conexão natural com o cancioneiro popular brasileiro. “O ‘Lundu Rock Show’ é mais que um show. É uma movimentação artística que faremos pelo Brasil e outros lugares do mundo. Historicamente, Lundu é a primeira permissão da música africana no Brasil, ecoando os tambores a se expressarem na sociedade em que não estavam inseridos. Agora, vemos a possibilidade de atualizar, deixar mais urbano, conectar com o que temos hoje “, conta o vocalista Russo Passapusso.
Entre a dança, o canto e a interpretação, o Lundu, manifestação cultural de origem africana introduzida no Brasil por escravizados, é agora incorporado à atmosfera do BaianaSystem também enquanto comportamento, em uma fusão com os personagens já consolidados no universo do grupo, em um resgate desta história de um passado que o futuro ainda não alcançou.
Além de BaianaSystem, o Doce Maravilha receberá mais de 40 artistas de diferentes regiões do país, com múltiplos ritmos, unindo gerações em uma grande celebração da música brasileira. Entre as atrações confirmadas, também estão Ney Matogrosso, Liniker, Melly, Nando Reis, Zeca Pagodinho e mais.