Uma polêmica medida tem sido adotada em algumas cidades espanholas, como Madri e Barcelona, como reflexo do turismo massivo. Em alguns estabelecimentos, especialmente bares e restaurantes, tem sido cobrada uma taxa a depender do tempo que a pessoa permaneça no local.
No Caffè Perfetto, localizado em Barcelona, por exemplo, um cafezinho no terraço custa 1,30 euro, mas se o tempo para beber for superior a 30 minutos, o preço sobe para 2,50 euros. Caso o tempo de permanência seja superior a uma hora, o cliente deverá desembolsar 4 euros.
Já uma cafeteria localizada no bairro de Lavapiés adotou uma regra que estabelece que, de segunda a sexta, as pessoas podem usar as mesas com laptop durante duas horas. Já aos finais de semana, é proibido usar o computador no local.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estadística espanhol, a Espanha quebrou o seu recorde de visitantes, recebendo cerca de 94 milhões de turistas estrangeiros no ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o país recebeu 5,7% de viajantes a mais do que nos três primeiros meses de 2024.