O Papa Leão XIV reuniu cerca de 200 mil fiéis no Vaticano em sua primeira bênção dominical após assumir como líder da Igreja Católica. Da sacada da Basílica de São Pedro, o pontífice saudou o Dia das Mães, que hoje é celebrado na Itália, no Brasil e em outros países. “Mando uma saudação cara a todas as mães, e uma oração por elas e pelas que estão no céus. Uma boa festa e um bom Dia das Mães a todas as mães!”, disse o Papa, que também fez um apelo pela paz mundial, citando os conflitos na Ucrânia, na Faixa de Gaza, na Índia e no Paquistão.
Antes do início da oração do Regina Coeli, Leão XIV enviou algumas mensagens à comunidade católica. Ele citou uma mensagem de seu antecessor, Francisco, afirmando ser necessário acolher e acompanhar os jovens. Mais cedo, também visitou as Grutas do Vaticano, onde também rezou missa no altar perto do túmulo de São Pedro. Ao fim da missa, o pontífice rezou junto aos túmulos dos antecessores.
Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito o novo papa no último dia 8 de maio, tornando-se o primeiro pontífice da história oriundo dos Estados Unidos, e também o primeiro vindo de uma nação de maioria protestante. De acordo com informações divulgadas pelo Vaticano, ele será formalmente empossado ainda neste mês. A cerimônia está marcada para o próximo dia 18, às 10h (horário local, 5h em Brasília), na Praça de São Pedro.