Papa Leão XIV estava com viagem marcada para Salvador antes de conclave

Papa Leão XIV estava com viagem marcada para Salvador antes de conclave

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 09/05/2025 às 17:32 / Leia em 2 minutos

O Cardeal Robert Privost quase colocou os pés em Salvador, mas foi obrigado a desistir da viagem por um motivo especial: ele se tornou o Papa Leão XIV.

O recém eleito papa tinha uma viagem marcada para o Brasil antes do conclave que o elegeu. Eram dois destinos principais, São Paulo, para participar da 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, marcada inicialmente para ocorrer entre os dias 30 de abril e 9 de maio de 2025, e Salvador, para visitar a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim.

A informação foi confirmada pelo Cardeal da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (9). A viagem foi cancelada após a morte do Papa Francisco.

“Em relação ao Brasil, ele já tinha ido ao país outras vezes, por isso que agora quis conhecer a Bahia, quis conhecer Salvador, se fosse possível. Realmente, estava prevista a ida dele. Nós não divulgamos porque ele mesmo pediu que fosse com simplicidade. Ele disse ‘não quero ser recebido com uma solenidade, mas, sim, de maneira simples, fraterna, quero estar no meio do povo’. Já estava certo de que ele iria presidir uma Missa na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, e passaria também pelo Santuário Santa Dulce dos Pobres. Mas, ele deixou bem claro que queria estar no meio das pessoas, sendo recebido como um bispo à serviço da Igreja. Agora, quem sabe, Deus nos dará a graça dele ser recebido como o bispo de Roma, como o nosso Papa”, afirmou Dom Sergio.

No entanto, o religioso pode repetir antecessores, como João Paulo II, e visitar a capital baiana num futuro próximo. O convite já foi feito pela Arquidiocese de Salvador.

“Ficamos na expectativa de que num momento futuro possamos recebê-lo, aqui, na Mansão da Misericórdia, agora, como Papa Leão XIV.”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia